Câmara de Albergaria-a-Velha apoiou 106 projectos de criação do próprio emprego

O programa municipal de apoio à criação do próprio emprego de Albergaria-a-Velha apoiou já 106 projectos e deu lugar à criação de 150 postos de trabalho, revelou fonte municipal.

Os dados foram divulgados pela autarquia que tem aberto até ao dia 31 de Março de 2026 o período de candidaturas à 11.ª edição.

O Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego, «desde a sua criação no ano de 2015 recebeu 178 candidaturas e apoiou 106 projetos com uma taxa de sobrevivência de 94,5% nos negócios acompanhados».

As empresas criaram cerca de 150 postos de trabalho e registam uma faturação aproximada de 07 milhões de euros, de acordo com os dados partilhados pela autarquia.

O programa visa «incentivar empreendedores a investirem e a formalizarem ideias de negócio, para promover o desenvolvimento da economia local e a criação de condições de empregabilidade».

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Albergaria-a-Velha, os apoios traduzem-se na atribuição de uma bolsa de incentivo, através de um subsídio anual não reembolsável no montante de três mil euros, e um apoio a serviços externos de mil euros.

Os projectos beneficiam ainda de apoio em áreas como contabilidade e design ou consultoria financeira.

«Além dos incentivos financeiros, os empreendedores podem candidatar-se a um espaço na Incubadora de Empresas que integra a rede nacional desenvolvida pela Startup Portugal», acrescenta.

A autarquia revela que aquele equipamento municipal aloja actualmente cerca de 33 empresas incubadas, de forma física ou virtual.

Ler Mais