Carlos Ghosn sai de CEO da Nissan, Hiroto Saikawa é o sucessor
Ghosn, que se juntou à Nissan em 1999, vindo da Renault, e que se tornou o CEO da marca dois anos depois, manter-se-á como chairman, presidindo ao Conselho de Administração.
Hiroto Saikawa (foto), 63 anos, que desde a compra da maioria da Mitsubishi pela Nissan, em Outubro, passou a co-CEO da Nissan, ao lado de Ghosn, passará a ocupar o cargo isoladamente.
Saikawa juntou-se à Nissan em 1977 e foi Chief Competitive Officer entre 2013 e 2016, antes de assumir a presidência do Comité de Gestão para as regiões da América e Europa e o cargo de vice-presidente com a área de compras.
Ghosn mais focado na Aliança
Ghosn, 62 anos, manter-se-á como chairman e CEO da Renault de da Aliança Renault-Nissan, bem como chairman da Mitsubishi. Foram aliás as suas novas responsabilidades na Mitsubishi que justificam a passagem de testemunho na Nissan, refere um comunicado.
«A mudança permitir-me-á dedicar mais tempo e energia à definição da estratégia e da evolução operacional e da expansão da Aliança e assegurar que todos os seus parceiros beneficiaram das vantagens competitivas que a escala permitirá», refere Ghosn.
A compra da Mitsubishi colocou a Aliança no 4.ª lugar dos grupos automóveis mundiais, atrás da Volkswagen, Toyota e General.
Fonte: Automonitor