Casas à venda por 3 euros (sim, três euros)?! Sim, há. Nesta localidade italiana
Nos últimos anos, devido à desertificação, têm sido várias as localidades a fazer de tudo para atrair novos residentes. Em Itália não é diferente. Após assistir a uma elevada procura por casas em 2019 e 2021, Sambuca de Sicília está a preparar-se para lançar um terceiro lote a leilão, desta vez com preços a começar nos 3 euros, avança a CNN Portugal.
«Os estrangeiros estão a afluir em massa para comprar as nossas casas, até agora tem sido um sucesso», rafirmou o autarca Giuseppe Cacioppo à CNN e encoraja potenciais compradores a visitarem a cidade para verem as cerca de 12 casas que estão à venda.
As casas disponíveis, localizadas no antigo distrito de Saracen, são «estruturalmente tão estáveis quanto as que já foram vendidas», mas precisam de uma actualização. Consistem em habitações de 50 a 80 metros quadrados com dois a três quartos, distribuídos por entre um e três pisos, construídas com pedras castanhas-douradas. Muitas têm varandas de ferro forjado com vista para as ruelas calcetadas e terraços panorâmicos, bem como as portas originais de madeira pintada de verde e decoradas com arcos e janelas.
Aquelas que estão em melhores condições oferecem pequenos pátios interiores com limoeiros e pisos de azulejos antigos pintados.
As casas de Sambuca que vão agora a leilão serão vendidas a quem fizer a melhor oferta, sendo a proposta vencedora colocada num envelope selado que será aberto em frente a um juiz após o prazo de candidaturas terminar.
Aqueles que quiserem participar no leilão são obrigados a pagar uma caução de 5 mil euros. Se perderem a licitação, a soma ser-lhes-á imediatamente devolvida. Mas se ganharem, os 5 mil euros passam automaticamente a constituir a sua garantia de depósito.
As regras do esquema estipulam que os compradores têm de concluir as obras de renovação no espaço de três anos, sob pena de perderem essa garantia de depósito. Contudo, a autarquia tem sido flexível quanto aos prazos por causa da pandemia.
Os candidatos interessados podem encontrar fotografias e descrições das casas disponíveis, bem como os formulários de candidatura, no site oficial da Câmara Municipal.