Cegoc promove Academias de Formação para profissionais da Hotelaria

A Cegoc, empresa de transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações, está a promover Academias de formação corporativas, criadas de raiz para o sector hoteleiro. Pensadas com o objectivo de desenvolver competências críticas, pretende-se que sejam capazes de capacitar e preparar os colaboradores das organizações para o momento de crescimento e transformação que o sector vive.

 

«As Academias de Formação propõem-se criar uma experiência de aprendizagem integrada, centrada em competências essenciais para dar resposta às metas, objectivos e exigências estratégicas das organizações hoteleiras, bem como a progressão de carreira de cada colaborador», explica Esmeralda Correia, head of Hospitality Business na CEGOC.

Nas palavras da responsável, «encontra-se em desenvolvimento um trabalho técnico muito objectivo na construção das matrizes de correspondência entre as competências que cada formação desenvolve e as competências fundamentais definidas pela empresa cliente para o desenvolvimento e progressão profissional de cada colaborador. Essa matriz orienta e ajuda a definir aquele que será o plano de formação base da academia».

A abordagem criada pela Cegoc para o sector da hotelaria fundamenta-se numa sequência de etapas de desenvolvimento pessoal e profissional que correspondem aos principais desafios com que um colaborador se confronta no interior da organização, até aos níveis de liderança superior.

É fundamental que as academias corporativas para o sector hoteleiro tenham como base sólidas infraestruturas tecnológicas, que permitam a gestão integrada de toda a informação e formação dos colaboradores. Dessa forma, identificam-se quatro grandes pilares para este novo programa Cegoc:

  • Pilar do Desenvolvimento de Competências Core (Transversais)

Neste eixo, encontram-se percursos formativos para o desenvolvimento de competências adequadas ao saber estar dentro da organização, fundamentais ao crescimento do colaborador na sua progressão de carreira e preparação de futuras lideranças.

  • Pilar do Desenvolvimento de Competências Técnicas

A este nível, desenvolvem-se as competências técnicas da operação hoteleira, percursos formativos alinhados com as necessidades do desenvolvimento anual das competências técnicas com foco na melhoria continua e na qualidade de serviço.

  • Pilar do Desenvolvimento de Competências de Liderança

Aqui, potenciam-se percursos formativos para desenvolvimento de competências de liderança para jovens lideranças (Essential Leadership Skills) e lideranças confirmadas (Advanced Leadership Skills).

  • Pilar do Desenvolvimento de Competências de Gestão e Alta Direcção

Este quarto e último eixo de formação destina-se ao Top Management da empresa. Desenvolvem-se acções de formação imersivas de gestão e alta direcção, com reconhecimento internacional, para o desenvolvimento dos líderes de topo da organização.

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