CEiiA desafia jovens a resolver os problemas da Terra recorrendo às tecnologias do Espaço

O CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) vai lançar a quarta edição do programa SLI – Sustainable Living Innovators, um programa que tem como ambição capacitar jovens líderes tecnológicos para que, a partir da tecnologia, desenvolvam soluções que promovam a sustentabilidade do planeta e uma maior qualidade de vida da população. O programa vai decorrer entre 17 de Julho e 10 de Agosto em Matosinhos

 

Nesta edição, cujo mote é «Como é que as tecnologias do espaço podem ajudar a resolver os problemas da terra?», o desafio lançado aos participantes (designados de Innovators), é cumprirem a missão de encontrar soluções inovadoras para os problemas do planeta, recorrendo às tecnologias do espaço, uma área onde o CEiiA acredita que há muito por explorar e onde os jovens podem ter um papel determinante.

Para marcar o início deste programa que irá decorrer entre 17 de Julho e 10 de Agosto, o CEiiA vai realizar um evento de lançamento no próximo dia 30 de Junho, que irá acolher os Innovators desta edição, os alumni das edições anteriores, os activators (formadores internos e parceiros externos que vão partilhar o seu conhecimento e experiência), escolas, universidades e outras entidades parceiras e ainda familiares e amigos dos participantes. O objectivo é dar a conhecer a ambição desta edição, os eixos que estruturam o programa e consolidar esta comunidade SLI, enquanto motor do conceito “smart and sustainable living” defendido pelo CEiiA.

Este evento contará com a presença e intervenção de vários dos activators convidados para esta edição, nomeadamente António Pontes (U-Minho), Magda Cocco (VdA), Manuel Eanes (NOS) e Ricardo Conde (Portugal Space). Está prevista, também, uma breve lecture sobre «Os desafios do e no Espaço para as gerações mais jovens», dinamizada pelo Activator Manuel Heitor.

No âmbito desta celebração, vai ser inaugurado um mural desenvolvido pelo projecto artístico Ruído, com a coordenação do Miguel Januário (maismenos), artista residente do CEiiA.

Ler Mais