Celfocus: A inclusão como valor inerente à cultura
A Celfocus acredita na igualdade de oportunidades e no respeito mútuo, independentemente do género, religião, ideologia, cultura ou orientação sexual de cada um.
A gestão da diversidade, igualdade e inclusão integra a estratégia global de gestão de talentos na Celfocus. «O crescimento profissional das nossas pessoas é guiado pela criação de valor e pelo desenvolvimento e aplicação dos seus conhecimentos e skills, independentemente da sua identidade de género.» Em entrevista à Human Resources, Eva Reis, Talent Strategy lead, explica esta estratégia.
Como é que a Celfocus promove a igualdade de género dentro da empresa?
Conscientes dos desafios que a indústria tecnológica ainda representa em matéria de diversidade de género, continuando a ser dominantemente masculina, estamos atentos a indicadores que nos permitem monitorizar a evolução da nossa organização relativamente à proporção de homens e mulheres no total de pessoas, evolução de carreira e respectivas compensações. Observamos também com particular atenção o impacto das licenças de parentalidade na evolução da carreira, de forma a garantir que este não é um factor com influência.
Nos espaços de comunicação interna, expomos experiências, lentes e contributos diversos, como veículo de promoção de uma cultura que reconhece e valoriza a diferença. Capacitamos as nossas pessoas com responsabilidade de gestão de equipas para a dinamização de práticas de organização do trabalho promotoras de saúde, bem-estar, equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional, bem como para a identificação e actuação em situações de vulnerabilidade e stress, que afectam homens e mulheres, em especial com papéis de parentalidade.
Que importância tem a igualdade de género na cultura empresarial da Celfocus?
A diversidade, igualdade e inclusão são valores integrantes e inerentes da nossa cultura. O ambiente de trabalho colaborativo, informal e respeitador das diferenças é uma força reconhecida pelas nossas pessoas, de acordo com o feedback que recolhemos. Esta cultura diversa permite-nos atrair, desenvolver, motivar e reter os nossos melhores talentos. Ajuda-nos a ser mais inovadores no desenvolvimento de produtos e soluções para os nossos clientes. Apoia-nos na expansão de negócio para novas geografias, acolhendo e integrando novas culturas e costumes. Alimenta o crescimento e sucesso contínuo do nosso negócio.
Promovemos uma cultura onde todas as pessoas têm uma “voz” activa na organização. Apostamos numa comunicação transparente dos nossos processos e procedimentos, promovendo a igualdade de oportunidades numa organização cada vez mais multigeracional e multicultural. É um compromisso da Celfocus continuar a incentivar e promover a igualdade entre as nossas pessoas, aceitando a individualidade de cada um como uma vantagem competitiva. Os temas da diversidade e inclusão são acompanhados por uma equipa multidisciplinar, presidida pelo chairman da Celfocus, o que é sintomático da importância que o tema representa para nós.
Qual é a política da Celfocus em relação à igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenham funções semelhantes?
No que respeita às práticas de compensação, a Celfocus promove activamente uma cultura de equidade, seja no acto de admissão, com estudos comparativos com o mercado, seja a nível interno, tendo para isso ferramentas de avaliação de desempenho e de reconhecimento, cujo contributo individual e colectivo são factores diferenciadores. Valorização de skills técnicos e comportamentais, desempenho e potencial são factores transversais à organização e conhecidos pelas nossas pessoas. As oportunidades de mobilidade interna são conhecidas por todos.
Como é que a Celfocus aborda outras formas de inclusão, como etnia, orientação sexual ou deficiência?
O nosso Programa Acting with a Purpose tem como propósito criar impacto através da nossa cultura, promovendo a consciência social e a participação activa nos comportamentos do dia a dia. No domínio da equidade, canalizamos energia para iniciativas que visam a inclusão de todas as identidades de género e culturas, e outras especificamente dirigidas à contratação e inclusão de pessoas com necessidades específicas. Este é um desafio particularmente importante num mercado de trabalho competitivo, pelo que temos vindo a estabelecer parcerias com organizações que nos apoiam neste caminho. A Celfocus expressa também publicamente o seu apoio a todas as identidades de género e orientações sexuais, mostrando-se solidária com as causas LGBTQIA+.
Quais os programas de formação e sensibilização da Celfocus em relação à diversidade e inclusão?
Promovemos acções de formação com vista a aumentar o nível de consciência das nossas pessoas acerca de enviesamentos inconscientes que geram preconceito e micro agressões, bem como da adopção de práticas inclusivas nas equipas. Disponibilizamos também formação dedicada a promover o conhecimento sobre as culturas das geografias em que operamos, como é o caso do Médio Oriente. Todas as nossas formações no domínio comportamental envolvem a prática de comportamentos promotores de relações colaborativas na comunidade Celfocus, como é o caso da comunicação eficaz, gestão de conflitos ou liderança de equipas.
Temos dedicado especial atenção a formações que visam aumentar o nível de consciência e literacia sobre a inclusão de pessoas com deficiência. O mais recente exemplo foi o caso de uma formação com a equipa de liderança, em parceria com a Access Lab – Understading Disability and Taking Steps Forward. O feedback positivo das nossas pessoas leva-nos a crer que este é um tema valorizado por todos e em que temos muito ainda a aprender. Mais desafiante do que promover a diversidade, contratando talento com diferentes características e necessidades, é criar um ambiente de trabalho verdadeiramente solidário e inclusivo, em que as equipas se organizam de forma autónoma e voluntária para acolher novos talentos de acordo com as suas especificidades. Temos observado vários exemplos positivos, o que nos deixa confiantes.
De que forma a Celfocus colabora com organizações externas para promover a igualdade de género e a diversidade na comunidade? Reforçando o nosso compromisso no desenvolvimento de práticas e políticas promotoras da diversidade, igualdade e inclusão no trabalho, subescrevemos a “Carta Portuguesa para a Diversidade”, e envolvemo-nos em programas que visam apoiar o acesso de mulheres a funções de liderança, como é o caso da PWN (Professional Women Network) ou da PWIT (Portuguese Women in Tech). Com vista a um mercado de trabalho mais equilibrado e que permita a contratação de mais talento feminino, desenvolvemos iniciativas que visam atrair raparigas para áreas STEM, estimulando e apoiando a sua aproximação a esta área e o desenvolvimento de competências críticas para o futuro do trabalho, de que é exemplo a participação no programa Technovation Girls, através de formação em programação e mentoria de jovens estudantes, incluindo familiares de pessoas da nossa comunidade Celfocus.
Estabelecemos também parcerias com entidades que nos apoiam na contratação de pessoas com necessidades específicas, como é o caso da Code for all, da Associação Salvador, da Valor T e da Access Lab, já mencionada, entre outras.
Como é que as pessoas da Celfocus são envolvidas na discussão e implementação de políticas de igualdade, diversidade e inclusão?
Existem vários canais de comunicação e de participação activa, para além da recolha de feedback periódica, que nos têm permitido recolher contributos e identificar iniciativas que visam tornar a experiência e o ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, tornando-nos mais hábeis em extrair valor e tomar melhores decisões por via da diversidade. A recolha de feedback sobre o valor percebido de todas as iniciativas que promovemos é, aliás, uma prática consistente na Celfocus. Estas iniciativas são dinamizadas por uma equipa diversa que integra todas as pessoas que espontaneamente se envolvem, de todas as áreas da Celfocus. Esse é o nosso recurso mais valioso – a energia, o entusiasmo e o ambiente colaborativo que se vive na Celfocus e transparece na adesão a estes temas.
Qual o feedback que têm recebido por parte das vossas pessoas em relação às iniciativas de igualdade, diversidade e inclusão?
Recolhemos periodicamente feedback das nossas pessoas sobre uma série de temáticas com impacto na experiência de trabalho e percebemos que se sentem acolhidas nas suas equipas, descrevendo um ambiente de trabalho equilibrado e positivo como algo valioso na Celfocus. Este é mesmo um aspecto positivo da cultura Celfocus que sobressai em todos os momentos de feedback. Estamos actualmente a preparar um questionário especificamente dedicado a compreender a percepção das nossas equipas acerca do grau de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, com apoio da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Igualdade, Diversidade e Inclusão” publicado na edição de Julho (n.º 163) da Human Resources.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.