Central de Cervejas: Foco na aprendizagem e no desenvolvimento contínuos

A Central de Cervejas rege-se por uma filosofia de aprendizagem contínua que representa uma parte integrante da vida profissional, contribuindo para o trabalho em equipa mas também para o desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores.

Apostar na Aprendizagem e Desenvolvimento está no centro daquilo que a Central de Cervejas espera de cada uma das suas pessoas, neste equilíbrio entre o crescimento pessoal, da equipa e da própria organização.

É desta forma que cada pessoa é incentivada a olhar para a formação não apenas como um meio para obter mais conhecimento, mas sim como um investimento que não só os pode levar mais longe dentro da própria empresa, como também ajudar a alcançar melhores resultados em equipa e até na sua vida pessoal. A empresa de bebidas encoraja, assim, as suas pessoas a procurarem novos desafios fora da zona de conforto como uma forma de gerar inovação, um valor fundamental para o sucesso da companhia.

Claudia Martins, Learning & Development Manager da SCC (Sociedade Central de Cervejas e Bebidas), aborda, nesta entrevista, diversas temáticas sobre a estratégia do Grupo na área da formação, os diversos programas de desenvolvimento e aprendizagem disponíveis, e sobre a importância da aplicação do que se aprende hoje no que se faz amanhã.

 

Quais os programas de formação que a Central de Cervejas tem ao dispor dos seus colaboradores?
A oferta de formação na Central de Cervejas e Bebidas está organizada por Academias funcionais e transversais, com o objectivo de dar resposta, quer ao desenvolvimento de competências específicas relacionadas com as diferentes áreas funcionais existentes na organização (Vendas, Logística, Supply Chain, HR, Finance, etc.), quer a necessidades de desenvolvimento mais transversais, como formações na área da segurança e bem-estar, de liderança, no âmbito de compliance e de digital upskilling das equipas. A empresa tem, também, uma Academia de Onboarding totalmente focada no acolhimento de novos talentos.

 

Que importância os colaboradores dão ao seu próprio desenvolvimento pessoal e de que forma a Central de Cervejas dá resposta a estas solicitações?
Todos os colaboradores da Central de Cervejas seguem um conjunto de comportamentos que sustentam a cultura organizacional e a execução da nossa estratégia. Um dos comportamentos é “Desenvolver – Apostar na aprendizagem e no desenvolvimento”. Espera-se que cada pessoa invista no seu desenvolvimento, como forma de crescimento individual, em equipa e na organização. A aceitação da ambiguidade, da mudança e do erro fazem parte do caminho, e é encorajando a procura de novos desafios fora da zona de conforto que se gera a inovação, um valor fundamental para o sucesso.

Anualmente, cada colaborador define um PDP (Plano de Desenvolvimento Pessoal) identificando as suas necessidades de desenvolvimento e definindo um plano de acção para alcançar os objectivos, tendo em conta a função que desempenha actualmente ou outras funções que façam parte da sua ambição, é definido um plano de acção para concretizar esses objectivos de desenvolvimento.

Este plano obedece ao princípio “70-20-10”, em que 70% se baseia em experiências, tarefas e resolução de problemas na realidade do trabalho, 20% consiste na obtenção de feedback, na observação e no acompanhamento de pessoas de referência, sendo os restantes 10% para sessões de formação “formais”. O PDP é de responsabilidade individual e é acompanhado pelas lideranças, integrando o processo de Gestão de Desempenho.

Em 2024, foi lançada a nova Academia APOSTA EM TI. Esta Academia está totalmente focada em proporcionar experiências de aprendizagem à medida das nossas pessoas e das necessidades que mais identificaram no seus PDP. Para frequentar estas formações, qualquer colaborador se pode inscrever, desde que tenha um PDP activo.

Nos últimos anos, temos ainda dado um maior foco a formação em Segurança e Bem-Estar. A empresa tem vindo a reforçar o investimento nesta área prioritária, em temas como a condução defensiva, de forma a reduzir o risco de sinistralidade e garantir a adopção de comportamentos seguros na estrada.

Tendo em conta a evolução do mercado, continuamos dedicados em garantir que as nossas equipas de Vendas recebem formação em competências funcionais de forma a que possamos continuar a reforçar o nosso posicionamento no mercado e a executar a estratégia das nossas marcas.

Igualmente importante, em 2024 toda a nossa equipa de Distribuição passará pelo programa “Deixar a Marca”, que procura promover desenvolvimento pessoal, compromissos partilhados e, acima de tudo, competências de comunicação com foco na satisfação e fidelização dos nossos clientes.

Adicionalmente, temo-nos também focado no desenvolvimento de competências de Liderança e Gestão de Equipas, bem como práticas de Liderança Inclusiva, onde reforçamos o nosso compromisso com a estratégia de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão).

E porque na Central de Cervejas e Bebidas somos apaixonados pelas nossas marcas, oferecemos aos colaboradores formação contínua sobre cultura cervejeira e o processo de fabrico das nossas cervejas e sidras.

 

De que forma a Central de Cervejas trabalha para que a formação dos colaboradores esteja alinhada com o negócio da empresa?
O plano de formação anual resulta da auscultação das necessidades das várias áreas de negócio e da organização, de forma reflectir as prioridades da empresa.

O plano de formação é continuamente revisto ao longo do ano, para se ajustar às necessidades emergentes e aos diversos projectos de transformação em andamento. Desta forma, consegue-se garantir que os programas de desenvolvimento estão sempre actualizados e alinhados com as metas e desafios da Central de Cervejas.

 

Que objectivos pretendem atingir em termos gerais com a aposta na formação?
Acima de tudo garantir que os colaboradores adquirem as competências necessárias para enfrentar os desafios actuais e do futuro. Além disso, promovemos uma cultura de elevada performance e de inovação, onde todas as pessoas se sintam desafiadas e possam alcançar o seu máximo potencial. Com estes elementos, acredita-se que também estaremos a reter os nossos talentos e a aumentar o seu envolvimento.

 

Além do programa de formação geral, que outros recursos são disponibilizados aos colaboradores para incentivar o seu desenvolvimento profissional?
Todos os colaboradores têm acesso à plataforma de e-learning, que oferece conteúdos locais desenhados especificamente para as nossas necessidades, bem como conteúdos HEINEKEN, organizados por Academias Funcionais e Transversais. Têm, ainda, acesso ao LinkedIn Learning, com mais de 20 000 cursos online, acessíveis através do telemóvel ou do computador.

Além disso, a valorização do talento interno é também prioritária e, nesse sentido, promovem-se diversas formas de aprendizagem, como a formação on the job, mentoring, coaching, partilha de boas práticas e troca de conhecimentos internamente.

 

Quais os principais desafios enfrentados pela Central de Cervejas na área de formação e desenvolvimento de colaboradores?
O principal desafio é garantir que os colaboradores dão prioridade ao seu desenvolvimento a par com as responsabilidades e prioridades do dia-a-dia.

Se, por um lado, as equipas valorizam os programas que a empresa lhes proporciona e todas as ferramentas disponíveis, por outro lado, por vezes têm dificuldade em canalizar parte do seu tempo de trabalho e o seu foco e energia para se dedicarem ao seu crescimento, à aprendizagem de novas abordagens e à procura das alternativas que fazem mais sentido para a sua carreira.

Assim, a Central de Cervejas tem, cada vez mais, procurado ter uma oferta de formação customizada e flexível, capaz de atender aos diferentes perfis presentes na companhia.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Formação” publicado na edição de Junho (n.º 162) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais