Central de Cervejas lança programa de capacitação e empregabilidade na Restauração em parceria com várias entidades
O programa Reconectar foi apresentado ontem, dia 14 de Novembro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, contando, para além de todos os parceiros da iniciativa – Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), Associação CAIS, o Turismo de Portugal ,através da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL), e a AHRESP – com os 10 primeiros participantes deste programa de capacitação e empregabilidade para a área da Restauração.
O objectivo é apoiar na resposta à escassez actual e futura de profissionais que as empresas de restauração enfrentam, ao mesmo tempo que promove a inclusão e a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou desemprego.
Na apresentação formal feita ontem, Sandra Peixoto, responsável de Sustentabilidade da SCC, fez notar que a ideia surgiu da intenção de aproximar duas necessidades: escassez de recursos humanos na Restauração e nas dificuldades e recrutamento; e empregar pessoas com motivação para abraçar novas oportunidades. E une três vertentes: qualificação e requalificação; empregabilidade; e sustentabilidade.
«O grande objectivo é que cada participante adquira as competência necessárias e ferramentas que lhes dêem confiança para alavancar os seus perfis e promover a sua empregabilidade», salientou.
O Reconectar é, então, um programa de capacitação e empregabilidade que visa dotar os participantes de uma formação teórica e prática certificada. A edição piloto conta com 10 participantes e já teve início no passado dia 4 de Novembro. Terá a duração de cerca de um mês e uma carga horária de 44 horas, seguido de um estágio de 160 horas.
Os participantes são identificados e seleccionados pela Associação CAIS com base em diferentes critérios, como a sua apetência para trabalhar na área da restauração e adequação do perfil ao programa, para além de serem privilegiadas pessoas que se encontram em situação de desemprego prolongado.
Durante a formação, os participantes poderão adquirir diferentes conhecimentos relevantes para o sector, ao longo de três módulos, contando com a experiência e know how das entidades promotoras, que os irão ministrar:
- desenvolvimento de competências pessoais e sociais, nomeadamente de gestão emocional (CAIS);
- formação certificada em serviço de restauração e bar, incluindo higiene e segurança alimentar (EHTL);
- formação sobre o processo de produção, ingredientes e método de tiragem de cerveja (SCC).
«Para além da formação teórica e prática, está prevista a realização de um estágio», completa Sandra Peixoto. É aqui entra a AHRESP, que irá desempenhar o papel de facilitador na ligação dos participantes a oportunidades de estágio no alojamento e restauração, e à inserção destes no mercado de trabalho, através da sua Bolsa de Emprego.
«O que pretendemos no final é que haja impacto positivo na vida das pessoas e tamém do sector, tão relevante para a economia em Portugal», sublinha a responsável.
Os parceiros
A sessão de apresentação continuou com uma mesa redonda, moderada por Conceição Zagalo, presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação Cais, contanto com a participação de Salomé Faria, directora de Comunicação e Relações Institucionais da SCC; Matilde Cardoso, presidente da CAIS; Carlos Abade, presidento do Turismo e Portugal; e Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. E a pergunta inicial foi igual para todos, o que os movia neste projecto, a nível pessoal e profissional.
Para Salomé Faria, directora de Comunicação e Relações Institucionais da Central de Cervejas e Bebidas, «com este programa, procura-se ampliar o impacto positivo na sociedade. O objectivo é “juntar os diferentes mundos”, reconectar os diferentes stakeholders para, em conjunto, dotar os participantes das condições necessárias para terem acesso a emprego qualificado e a novas oportunidades económicas.» referiu ainda o propósito da SCC – “Criar a alegria da verdadeira união para inspirar um mundo melhor” – e compromisso de criar impacto positivo na sociedade.