Central de Cervejas: Motivar os colaboradores com a festa do futebol

Durante o Campeonato do Mundo de Futebol, no final do ano passado, decorreu uma campanha na Central de Cervejas que envolveu todos os colaboradores.

 

A cada competição em que a Selecção Nacional de Futebol participa, a Cerveja Sagres cria campanhas de incentivo que motivam os portugueses a apoiar a equipa nacional. Mas a par desta campanha externa, dirigida ao público em geral, decorreu uma outra que tem como alvo a população interna da Central de Cervejas.

No último ano, com o Campeonato do Mundo de Futebol a realizar-se em novembro e dezembro, a Cerveja Sagres voltou a estar em destaque na estratégia de Comunicação Interna da empresa. De acordo com fonte oficial da Central de Cervejas, «reforçando o posicionamento inclusivo e popular da marca Sagres, foi feito um convite a todos os adeptos para viverem a festa do futebol sem cerimónias. Quisemos garantir que a festa começava dentro de casa! Para isso, traçámos este plano para activar a alegria do futebol sem cerimónias e o espírito de equipa e união que faz parte dos nossos valores. Foi assim que nasceu o mote “Somos+ Em Campo”, que adaptámos do “Somos Nós” que a nossa marca utilizou externamente. “Somos+ Em Campo”, com Sagres, com as nossas equipas e com a Selecção. E sempre sem cerimónias!»

Esta acção interna da Central de Cervejas contou com três pilares essenciais. Em primeiro lugar, foi entregue a cada colaborador um cachecol de apoio à Selecção Nacional. No total, foram entregues 2000 cachecóis. O objectivo, esclarece a empresa, era «estarmos trajados a rigor para apoiar a Selecção». Além desta iniciativa, a organização disponibilizou fotógrafos profissionais para visitar todos os departamentos e fotografar os colaboradores, para que cada pessoa pudesse ter uma fotografia de qualidade para utilizar nas suas próprias redes sociais e na rede social corporativa. De acordo com a Central de Cervejas, «estivemos em cada um dos nossos sites: escritórios, fábricas e armazéns de distribuição. Alcains, Algoz, Beja, Bombarral, Camarate, Canelas, Coimbra, Évora, Faro, Grândola, Leiria, Luso, Maia, Moura, Portalegre, Quintanilho, Setúbal, Viseu e Vialonga (onde temos a grande maioria dos escritórios e a cervejeira). Esta tour durou 12 dias non-stop, com um total de mais de 2500 quilómetros percorridos. Fizemos mais de 1700 fotografias!».

Para os dias de jogo da Selecção Nacional, foram criados espaços internos de Fã Zone. Assim, nos casos em que as funções e o trabalho o permitiram, os colaboradores foram convidados a juntarem-se para verem os jogos em directo. «Assistimos juntos aos quatro jogos da Selecção Nacional em três sites: Luso, Vialonga e Moura. Tivemos, no mínimo, 100 pessoas em cada jogo. Num momento de pico, tivemos o refeitório de Vialonga completamente lotado e ainda com pessoas em pé. Servimos um catering especial e tivemos sempre à disposição as nossas bebidas 0.0% fresquinhas!».

Além destas acções, no espírito de apoio à Selecção Nacional, a Central de Cervejas lançou um passatempo interno criativo que teve como prémio final uma experiência na Cidade do Futebol. Neste passatempo participaram um total de 60 colaboradores de diferentes despartamentos e zonas do País, e quatro equipas de Leiria, Camarate e Vialonga chegaram à final. De acordo com a Central de Cervejas, participaram «pessoas que trabalham em vendas, equipas de Recursos Humanos, de Digital and Technology, distribuição, colaboradores de armazém e apoio ao cliente, entre muitos outros. Para o prémio final, abrimos também os convites às famílias ou amigos. Estivemos juntos na Cidade do Futebol no dia 28 de Janeiro».

A central de Cervejas assegura que o objetivo de promover o envolvimento das pessoas com a Cerveja Sagres e a seleção Nacional foi largamente alcançado! A acção interna gerou muito entusiasmo, não só pelas interacções nos sites ou pelo feedback que fomos recebendo, mas também olhando para alguns números disponíveis.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Comunicação Interna” na edição de Fevereiro (n.º 146) da Human Resources nas bancas.

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