Centro de competências internacional de TI da Siemens tem cerca de 100 vagas de emprego em aberto. A celebrar 10 anos em Portugal, pretende alcançar os 1600 especialistas ainda este ano

O Lisbon Tech Hub, o centro de competências internacional de tecnologias de informação que a Siemens tem sediado em Portugal, comemora neste mês de Abril uma década.

 

Tendo arrancado em 2014, com 40 colaboradores, este centro de competências tem crescido exponencialmente, contando hoje com mais de 1400 especialistas altamente qualificados, dos quais cerca de 30 estão desde o início do projecto.

Até ao final do ano comercial (Setembro de 2024), o Lisbon Tech Hub deverá integrar mais 200 profissionais, dando um contributo para que o Grupo Siemens chegue ao objectivo de ter 4000 colaboradores no nosso país até 2025, ano em que celebra os 120 anos de presença em Portugal.

Das mais de 250 vagas actualmente em aberto na Siemens Portugal, cerca de 40% são para este centro de competências.

«Estamos incrivelmente orgulhosos do crescimento e do sucesso do Lisbon Tech Hub ao longo destes 10 anos e estamos optimistas em relação ao futuro, uma vez que estamos a desenvolver as tecnologias que dão resposta aos desafios mais prementes do nosso tempo», afirma o CFO da Siemens Portugal, Ricardo Nunes. 

Além do crescimento da equipa, o Lisbon Tech Hub também se expandiu em termos geográficos. O hub tecnológico já conta com uma equipa no Porto, focada no desenvolvimento de soluções de TI para a área de negócio Smart Infrastruture.

Tendo em conta as perspectivas futuras de crescimento, há planos para que a equipa do Porto continue a expandir, passando a colaborar também com as áreas Digital Industries, Internet das Coisas & Plataformas de Serviços, e ainda de Inteligência Artificial & Análise de Dados.

Com mais de 100 estagiários nas suas equipas, o Lisbon Tech Hub tem sido fundamental para formar os talentos tecnológicos do futuro, através de academias de formação e programas de estágios, dedicados à cibersegurança e a SAP, entre outros. 

Para marcar esta ocasião especial, o Lisbon Tech Hub está a organizar um conjunto de actividades ao longo deste ano. Estas incluem sessões de partilha de conhecimento, eventos com parceiros tecnológicos, iniciativas de apoio à comunidade e eventos de reconhecimento das equipas, destacando o compromisso contínuo da Siemens com o desenvolvimento profissional, a responsabilidade social e a cultura organizacional.

Em concreto, ao longo de 2024, perto de 1000 colaboradores vão participar em acções de voluntariado que visam restaurar e reabilitar cerca de 10 instituições de carácter social na Grande Lisboa e no Grande Porto. Recorde-se que a Siemens atribui 16 horas de voluntariado por ano a cada colaborador, para que possam apoiar uma causa ou instituição da sua escolha. Desde 2018 já foram realizadas mais de 16 mil horas de voluntariado com um impacto directo em mais de 1000 pessoas.

Ler Mais