Centros Comerciais representaram quase 10% do emprego em Portugal em 2022

Um estudo da CBRE e a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), que analisa o impacto dos centros comerciais em Portugal, mostra que estes representaram 38% das vendas do comércio a retalho em Portugal em 2022, empregando cerca de 368 mil pessoas, o que equivale a 80% da força de trabalho do comércio a retalho e 7% do total do emprego nacional.

 

Considerando o contexto europeu, e o ano 2023, o estudo mostra que o investimento em retalho organizado representou 45% do investimento total em imobiliário de retalho.

Este estudo destaca o papel dos centros comerciais na recuperação económica de Portugal, tendo este formato contribuído para o aumento do consumo privado e, consequentemente, no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). A disponibilidade, flexibilidade horária, estratégias de oferta integradas e medidas de sustentabilidade, bem como a responsabilidade social são identificadas no estudo como factores-chave para o sucesso do sector.

Este estudo revela que os centros comerciais evoluíram ao longo das décadas para se tornarem centros multifuncionais, oferecendo experiências de compra integradas, iniciativas sociais, entretenimento e apoio a causas comunitárias. Os centros comerciais de hoje são o resultado de uma crescente evolução no sentido de se adaptarem às novas realidades sociais e económicas.

O estudo revela ainda, que apesar do crescimento acentuado do e-commerce, os consumidores portugueses têm ainda preferência pela experiência presencial, sendo que, em 2022, as compras online totalizam 4169M de euros (8%), e as compras em loja representam 47 306M de euros (92%).

O sector conta com mais de 3,8 milhões de metros quadrados de área brutal locável em Portugal, distribuídos por 173 centros comerciais em operação.

Em termos de desempenho, as vendas no retalho organizado em 2023 superaram os números pré-pandemia de 2019, mas também os de 2022, com um aumento de 10% em relação a 2019 e 11% em relação a 2022, denotando assim uma tendência positiva nas vendas. O estudo também destaca o crescimento das vendas a clientes estrangeiros, representando 12% do total em 2023, um aumento de 7% em relação a 2022.

Além disso, as transacções nos centros comerciais ocorrem principalmente durante os fins-de- semana (34%) e durante o período pós-laboral (39%), ressaltando a importância e impacto da prática de horários alargados no mercado português, por comparação com outros países europeus onde os centros comerciais estão abertos apenas em horário laboral.

Em 2023, Portugal registou um aumento de footfall nos centros comerciais, com um crescimento de 10% quando comparado com o ano anterior, totalizando mais de 600 milhões de visitantes.

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