Chama-se Boost. E pretende promover a mudança de comportamentos
O INDEG-ISCTE, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, lançou um programa Boost, que tem como foco a Gestão da Sustentabilidade, visando a mudança de comportamentos.
Aprender a identificar os desafios da sustentabilidade na actividade empresarial, definir estratégias inovadoras que permitam criar soluções e minimizar impactos negativos e conhecer o enquadramento, em termos de políticas públicas são alguns dos objectivos do novo programa Boost.
O Boost Gestão da Sustentabilidade tem duração de 16 horas, e caracteriza-se por uma abordagem customizada, de desenvolvimento de uma análise das exigências da produção e consumo sustentáveis. Dirigido a empresas que apostem, ou pretendam apostar, na adaptação do modelo de negócio perante os desafios da sustentabilidade, este programa vai avaliar temas como design e inovação para a sustentabilidade, incorporação da sustentabilidade na estratégia da organização e como ser um agente de mudança para um futuro sustentável.
«Sabemos que os problemas ambientais e sociais são desafiantes e o mundo tem metas para 2030 que só serão atingidas com o envolvimento de todos. O conhecimento dos temas é necessário para uma gestão sustentabilidade mas é insuficiente. Queremos trabalhar também a acção para a sustentabilidade, para que os formandos levem daqui um plano concreto que possa ser implementado», explica Catarina Palma Roseta, coordenadora científica do Boost.
A Fundação Calouste Gulbenkian vai atribuir cinco bolsas de estudo destinadas a colaboradores de PME, microempresas, startups e empresas sociais, mediante a verificação de um conjunto de critérios relacionados com a sustentabilidade.