Cinco dicas para conseguir recrutar perfis tecnológicos

A crescente inovação e transformação digital gerou uma maior necessidade, por parte das organizações, de optimização da sua estrutura e criou novas necessidades de talento, em especial na área tecnológica.

 

Contudo, a procura não é acompanhada pela disponibilidade destes profissionais altamente qualificados no mercado, provocando uma escassez de talento que atinge atualmente níveis máximos.É com este cenário em mente que o ManpowerGroup identifica cinco estratégias de recrutamento que podem ajudar as empresas a captar os perfis tecnológicos que mais precisam.1. Reforçar a presença de Tech recruiters no departamento de Recursos HumanosOs Tech recruiters, como o próprio nome indica, são responsáveis de Recursos Humanos (RH) focados em recrutamento tecnológico e com um elevado conhecimento sobre o sector e os seus profissionais. Conhecem ao detalhe os perfis que querem recrutar, bem como as funções em aberto e as novas tendências do mercado tecnológico, dados essenciais para comunicarem eficazmente com os candidatos.

São profissionais que estão em constante actualização no que respeita às ferramentas e técnicas de recrutamento especializado, conhecendo as melhores estratégias para alcançarem profissionais passivos, ou seja, que não procuram proativamente um novo desafio na carreira. Este conhecimento revela-se um ponto diferenciador no momento de contacto com os profissionais de IT, mas também de apresentação dos melhores argumentos que relevem o valor da função em aberto.

2. Recorrer a um serviço externo de recrutamento ou um freelancer especializadoGerir um processo de recrutamento, desde a fase inicial ao momento de contratação, exige um elevado número de horas e recursos, sendo que a competitividade do sector torna esta tarefa ainda mais exigente. Por este motivo, cada vez mais empresas recorrem a serviços externos, que dispõem das ferramentas necessárias para encontrar o talento que precisam, optimizam procedimentos e recorrem a métodos de avaliação mais elaborados e a recrutadores especializados em IT.

À semelhança destes serviços, também os recrutadores freelancers especializados em tecnologia podem ser uma opção a considerar, já que, devido à sua experiência, detêm uma rede de contactos muito completa e um elevado conhecimento sobre a área.

3. Recorrer ao Inbound RecruitmentÀ semelhança do Inbound Marketing, o Inbound Recruitment procura, através da implementação de estratégias de marketing online e da produção de conteúdo, atingir e envolver grupos de candidatos com características muito específicas e aumentar o reconhecimento da marca enquanto entidade empregadora. Esta técnica é especialmente eficaz para atingir perfis passivos, ao utilizar, por exemplo, campanhas em redes sociais que identificam estas pessoas.

Desta forma, as empresas que implementam corretamente o Inbound Recruiting conseguem construir relações mais relevantes com os candidatos, fazendo com que estes se sintam mais em linha com a proposta de valor da entidade empregadora.

4. Utilizar redes sociais estratégicas no processo de atração de candidatosO uso das redes sociais no recrutamento tem vindo a ganhar maior credibilidade ao longo dos anos, tendo evoluído do recurso aos sites de emprego tradicionais para a adoção de redes dedicadas especialmente ao contacto entre empresas e profissionais. O LinkedIn tem sido uma ferramenta em destaque para este efeito, já que cada pessoa publica as principais informações sobre a sua vida académica e profissional, permitindo às empresas pesquisarem e atingirem os perfis mais adequados, de forma mais simples e direta.

5. Aplicar Inteligência Artificial ao processo de recrutamentoA tendência é que os processos de recrutamento se tornem cada vez mais digitais, indo para além das entrevistas e das avaliações online. Cada vez mais, a Inteligência Artificial (IA) será uma parte integrante destes processos, oferecendo uma melhor capacidade de tratamento e interpretação de dados e previsão de performances futuras.

Esta optimização pode concretizar-se por duas vias, por um lado permitirá melhorar a correspondência entre candidato e função a desempenhar, por outro, durante o próprio processo de recrutamento, permitirá alinhar as especificidades das funções com as competências e especializações dos recrutadores, melhorando a sua capacidade de entrega.

Nesta abordagem, a IA conduz ao recrutamento inteligente, que permite cruzar o talento mais qualificado com os recrutadores mais adequados num processo 100% digital.

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