Cinco lições de liderança de um agente de Hollywood

O livro “Who Is Michael Ovitz?”, escrito pelo próprio Michael Ovitz, agente norte-americano de actores, é um excelente livro sobre negócios, com algumas lições preciosas.

Por Tom Taulli, publicado no site da Forbes 

Michael Ovitz começou na área do entretenimento, como guia nos estúdios da Universal Studios. E foi aí que começou a construir a sua rede de contactos. Depois de se formar na Universidade da Califórnia em Los Angeles, conseguiu um emprego na agência William Morris Endeavor, mas na expedição. Mas o seu trabalho destacou-se o que o levou a crescer rapidamente na empresa, tornando-se um agente bem-sucedido de actores de televisão.

Quando o desafio deixou de ser estimulante, juntou-se a quatro colegas e fundou a agência Creative Artists Agency (CAA), que rapidamente se destacou no mercado, pela inovação. Não satisfeito, Ovitz redefiniu profundamente o segmento das agência de talentos, assumindo o papel de investidor.

Eis algumas lições que se podem retirar do seu livro, “Who Is Michael Ovitz”:

– É importante pesquisar
A pesquisa é essencial, seja para ter a informação completa para poder tomar decisões fundadas, seja para saber os factores essenciais para o sucesso de um negócio.

– Imagem é tudo
As primeiras impressões são importantes. Ovitz sempre se vestiu bem, queria mostrar aos clientes que levava o negócio a sério. «O cuidado com as primeiras impressões fez com que conquistássemos clientes antes de dizer sequer uma palavra», afirma, no livro.

– Ter uma empresa com valores
Todos os colaboradores da agência de Ovitz sabiam o que importava para o sucesso da empresa. E isso tornou parte-se do ADN. Assim, o agente enumerou quatro mandamentos: nunca minta aos clientes ou colegas de trabalho, retribua cada chamada até o fim do dia, faça follow-up e não deixe as pessoas sem informações precisas e nunca fale mal de empresas concorrentes.

– Foco no cliente
O agente era obcecado por fazer com que os seus clientes fossem bem-sucedidos. E era também honesto com eles. «A forma mais fácil de perder um cliente é fazer uma promessa que não pode cumprir», defende.

Tendo em mente a relação com seus clientes, Ovitz escrevia à mão mil cartas pessoais por ano e tinha um departamento especial para lhes dar presentes, tendo feito um catálogo dos hobbies e interesses de cada cliente.

– Trabalho em equipa é essencial
Segundo Ovitz, este foi o factor primordial da sua agência que permitiu que a empresa ganhasse notoriedade rapidamente. Um bom trabalho em equipa foi um “multiplicador de forças”, que proporcionou um resultado melhor. E garante que na CAA não havia hierarquia, títulos ou placas.

 

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