Cinco perguntas que deve fazer antes de contratar um manager

Recrutar um novo manager é das decisões mais importantes de uma empresa. Um bom manager deve ser experiente, dinâmico, de confiança e possuir fortes capacidades de liderança. Contudo, encontrar um candidato que preencha todos estes requisitos pode revelar-se um verdadeiro desafio.

 

Uma contratação como esta tem o poder de fortalecer ou devastar um departamento inteiro, pelo que é essencial acertar na escolha do candidato. A pensar nisto, a Robert Walters, consultora de recrutamento especializado, elaborou uma lista de cinco perguntas que devem ser feitas aos candidatos para facilitar o processo de selecção de um novo manager.

 

1. A experiência do candidato corresponde à realidade?
Quando se contrata um manager, há algumas expectativas relativamente aos candidatos, ao contrário de quando se está a contratar para posições mais júnior, em que existe mais flexibilidade, uma vez que o candidato pode adaptar-se ao longo do tempo. De acordo com François-Pierre Puech, senior manager da Robert Walters Portugal, durante a entrevista, deve assegurar que as suas perguntas se adaptam à experiência e conhecimentos específicos do candidato para ter a certeza de que este disse a verdade no seu currículo, e que está pronto para começar este novo desafio na sua empresa.

Além disso, ao analisar o currículo dos candidatos, perceba se demonstram uma progressão de carreira compreensível e com sentido, com permanência suficiente em cada função de forma a ter tempo de adquirir as competências de gestão que procura para a posição.

 

2. Em algum momento progrediu demasiado rápido?
«Se quiser contratar um manager, um candidato que volta a aparecer no mercado de trabalho menos de um ano após mudar para uma posição de gestão pode ser uma preocupação», refere José Miguel Rosenbusch, manager da divisão Sales & Marketing na Robert Walters. O responsável explica que isto pode significar que o candidato foi promovido antes de estar preparado e que as novas responsabilidades de uma posição de manager estavam fora da sua zona de conforto, ou então que simplesmente não possui a resiliência necessária para uma carreira de gestão.

Por outro lado, «se um candidato é promovido dentro da mesma empresa mais do que uma vez num curto espaço de tempo, pode significar que não passou tempo suficiente em nenhuma função para ganhar a experiência necessária para uma pessoa do seu nível de senioridade», comenta François-Pierre Puech. No entanto, este nem sempre é o caso, pelo que os responsáveis de contratação devem explorar a progressão de carreira do candidato no processo de entrevistas, fazendo perguntas relativamente às suas responsabilidades dentro das funções de gestão nas suas diferentes funções até à data.

 

3. Possui algum talento único?
«Cada pessoa tem um talento único. Assim, quando estiver a entrevistar alguém para uma posição de manager, procure descobrir o talento em que se destaca. Garantir que o candidato é capaz de utilizar esse talento no local de trabalho é uma das melhores maneiras de assegurar que será bem sucedido na função de manager na sua empresa», garante François-Pierre Puech, acrescentando: «É essa a essência de um bom manager – ser capaz de utilizar o seu talento pessoal para criar um impacto positivo numa situação, indivíduo ou equipa.»

Porém, nem todos os talentos se encaixam com todas as funções de manager, e nem todas as funções de manager farão um profissional sentir-se realizado, pelo que é essencial contratar o candidato cujo talento se encaixe nos requisitos da função específica.

 

4. Consegue tomar decisões importantes?
Uma das perguntas mais relevantes que deve fazer aos candidatos é: «Qual foi a decisão mais importante que já tomou enquanto manager, e por que é que esta foi crítica?»

Uma parte essencial de se ser um bom manager é ter a capacidade de se sentir confortável a tomar decisões importantes de maneira independente.

Outro aspecto essencial da capacidade de decisão de um manager é conseguir lidar bem com qualquer conflito que surja dentro da sua equipa.

 

5. Irá integrar-se bem na cultura da empresa?
Garantir que o estilo de gestão de um candidato a manager se encaixa bem com a cultura corporativa da empresa é essencial. Para perceber se um candidato seria a escolha certa, peça-lhes para comentar como o seu director actual descreveria a sua técnica de gestão. A resposta a esta questão vai revelar não apenas o seu estilo, como também a percepção que tem si mesmo.

Outra pergunta importante a fazer é se o seu estilo de gestão sofreu alguma mudança com o tempo. Finalmente, pergunte aos candidatos que entrevistar se já alguma vez receberam feedback relativamente à sua gestão e, caso tenham recebido, se foram capazes de responder positivamente ao mesmo.

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