Cinco tendências tecnológicas que vão moldar o futuro do trabalho

A Sisqual, empresa especializada em software de gestão de turnos, identificou as tendências tecnológicas que irão moldar o futuro do trabalho.

 

Destacou cinco:

1. Inteligência Artificial: rumo a uma maior eficiência e automatização. A IA tornou-se uma ferramenta inestimável para as empresas, graças à sua capacidade de automatizar tarefas de rotina e tomar decisões baseadas em dados com uma precisão e velocidade sem precedentes. Até 2026, mais de 80% das empresas terão utilizado a IA generativa ou implementado aplicações com IA em ambientes de produção, de acordo com a Gartner.

A implementação de chatbots, assistentes virtuais e sistemas de aprendizagem automática permite que as organizações libertem os colaboradores de cargas de trabalho repetitivas. Isto permite-lhes concentrarem-se em tarefas mais estratégicas e criativas, aumentando a eficiência operacional e promovendo a inovação na empresa.

 

2. Expansão da economia gig. A economia gig, caracterizada por freelancers que oferecem serviços numa base temporária e flexível, está a transformar o panorama do emprego, especialmente no domínio dos Recursos Humanos. Muitas empresas estão a começar a contratar talentos freelance para projectos específicos, reduzindo os custos fixos e obtendo acesso a competências especializadas. Este cenário exige novas estratégias de gestão para integrar os trabalhadores temporários de forma eficaz e ética.

É crucial que as empresas implementem ferramentas como o Open Shifts, que permite aos empregadores publicar os turnos disponíveis para uma selecção de profissionais já registados, para optimizar a gestão da sua força de trabalho e oferecer flexibilidade tanto aos trabalhadores como à empresa. Ter a solução correcta torna-se um elemento essencial da gestão estratégica e responsável da força de trabalho, permitindo que a empresa se adapte às mudanças do mercado sem diminuir a sua produtividade.

 

3. Melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada. No futuro, as empresas centrar-se-ão cada vez mais na promoção do equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada através da utilização da tecnologia. Por exemplo, os sistemas de Workforce Management permitem aos trabalhadores gerir o seu horário de trabalho da forma mais conveniente. A partir dos seus dispositivos móveis, os trabalhadores podem pedir mudanças de turno, trocar turnos com colegas, marcar folgas ou pedir férias, tudo de forma rápida e fácil. A sua implementação não só melhora a produtividade e reduz o absentismo e a rotatividade, como também humaniza o emprego e melhora significativamente o ambiente de trabalho nas empresas.

 

4. Plataformas integradas de gestão da força de trabalho. As soluções de software de RH estão a evoluir para plataformas integradas que oferecem uma visão holística do trabalhador. Estas plataformas combinam diversas funções, como a gestão do desempenho, a aprendizagem e o desenvolvimento, os benefícios e o bem-estar, tudo num único local. Do mesmo modo, a utilização de ferramentas de marcação de ponto móveis ligadas à nuvem irá aumentar, permitindo a realização de uma variedade de tarefas de gestão a partir de qualquer local e dispositivo, facilitando o controlo do tempo de trabalho: permitem o envio de mensagens, notificações e alertas em tempo real, bem como a partilha de informações relevantes sobre projectos, tarefas e objectivos.

 

5. Análise de dados e People Analytics. Numa era em que o volume de dados disponíveis está a crescer exponencialmente, a capacidade de extrair informações sobre o comportamento e o desempenho dos colaboradores traduz-se numa vantagem competitiva significativa. As ferramentas de Forecast ajudam a fazer previsões, uma vez que graças à análise avançada de dados as empresas podem antecipar tendências, identificar padrões e tomar decisões estratégicas com base em provas concretas: desde a optimização dos processos de recrutamento, identificando os candidatos que melhor se adaptam à cultura e às necessidades da empresa, até à conceção de programas personalizados de retenção e desenvolvimento de talentos que não só aumentam a satisfação e a produtividade dos trabalhadores, como também contribuem para a retenção de talentos.

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