Cisco: Inclusão e impacto na atracção de talento
A Cisco está em Portugal desde 1995 e tem actualmente mais de 900 colaboradores que a colocam no Top 3 das melhores empresas para trabalhar no nosso país. A inclusão é uma das prioridades da organização.
Num mercado competitivo e diverso, a Cisco mantém-se há 15 anos no Top 3 das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Esse reconhecimento reflecte o compromisso da empresa em criar um ambiente de trabalho inclusivo, onde diversidade e impacto social são pilares estratégicos. A aposta em comunidades inclusivas é central nesta abordagem, fortalecendo o sentimento de pertença e atraindo talentos alinhados aos valores da organização.
André David, Emerging Talent Manager na Cisco Portugal, explica porquê: «Os elementos das comunidades inclusivas estão activamente envolvidos em iniciativas como feiras de emprego e Cisco Open Days, além de contribuírem para o processo de selecção de candidatos, participando em entrevistas e sessões informativas sobre a Cisco».
A Cisco destaca-se, também, pelas iniciativas de responsabilidade social corporativa, evidenciadas anualmente no Cisco Purpose Report. Natalia Martsenyuk da Cunha, People & Communities Country Lead, afirma nesse contexto: «O relatório, publicado pelo Purpose Reporting Hub, é dedicado a evidenciar a responsabilidade social corporativa e avanços nas áreas relacionadas, como impacto social e digital, sustentabilidade ambiental, bem como as políticas, metas e programas relacionados com a diversidade e inclusão, oferecendo transparência e acessibilidade a essas informações».
O crescente número de downloads dos Purpose Reports demonstra, assim, o interesse de candidatos por empresas com valores sólidos. Além disso, a Cisco utiliza redes sociais e websites para partilhar iniciativas, conquistas e histórias reais inspiradoras dos seus colaboradores, reforçando a sua reputação como empregadora de excelência.
Estratégias para integrar talento
A Cisco desenvolveu várias estratégias para integrar os novos talentos nas suas comunidades inclusivas, de forma a garantir que se sentem parte da cultura da empresa, desde o início. O Programa de Onboarding Global e Local é uma das iniciativas e é adaptado para reflectir a diversidade da sua força de trabalho. «O Onboarding Global na Cisco envolve a introdução de novos talentos aos valores, práticas e formas de trabalho, garantindo que todos os colaboradores partilham uma compreensão consistente da cultura corporativa», avança Natalia Martsenyuk da Cunha. Já o Onboarding Local adapta essas práticas à realidade portuguesa, conectando os colaboradores às comunidades inclusivas e assegurando uma transição profissional e cultural eficaz.
As comunidades inclusivas têm um papel activo no acolhimento dos novos talentos, promovendo inclusão e suporte, além de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional em certas áreas para lá da sua função, mas em linha com o propósito e interesse individuais. «Isto facilita a integração cultural e profissional, oferecendo orientação e apoio durante a transição para o novo ambiente de trabalho», destaca a mesma responsável.
A comunicação interna reforça essa integração, mantendo os colaboradores informados sobre iniciativas e eventos. Um exemplo é a Connected Portugal Fair, que apresenta as comunidades inclusivas, as suas missões e projectos, incentivando a uma participação ainda mais activa. A People & Communities Country Lead sublinha: «Durante a feira, as comunidades apresentam a sua missão, actividades e projectos, permitindo que os participantes compreendam melhor o papel de cada grupo».
Comunidades inclusivas da Cisco
Com 22 comunidades locais, a Cisco promove a diversidade e inclusão, impactando positivamente os seus colaboradores e o ambiente organizacional. Estas comunidades permitem que os colaboradores participem em grupos com interesses comuns, diversifiquem as suas actividades e desenvolvam novas competências. «A liderança, comunicação, gestão de eventos, project management, soft skills e conhecimentos mais técnicos são as principais competências que são desenvolvidas dentro de uma comunidade», exemplifica André David.
Nesse sentido, são várias as actividades realizadas pelas comunidades inclusivas da Cisco e que contribuem para o fortalecimento da cultura organizacional da empresa. Entre elas, destacam-se o Nations Day, que celebra as 60 nacionalidades presentes na Cisco, com pratos típicos preparados pelos próprios colaboradores; o Cisco Language Program, onde colaboradores ensinam novas línguas aos colegas; e as Coffee Break Sessions by Women of Cisco, que promovem redes de apoio e brainstorming colectivo para enfrentar os diferentes desafios profissionais.
Outras iniciativas incluem o Skills Exchange Program, que permite aos colaboradores partilhar competências como o marketing digital ou hobbies como o crochet, e o Birthday Breakfast, um evento trimestral para celebrar aniversários de colaboradores.
Estas iniciativas fortalecem a cultura inclusiva da empresa, como reforça Natalia Martsenyuk da Cunha: «As comunidades inclusivas são a parte integrante da nossa cultura e da estratégia de engagement da Cisco. Elas fortalecem o sentimento de pertença, o que leva a maior satisfação no trabalho».
Time2Give: Voluntariado com
«O Time2Give faz parte integrante da cultura da Cisco Portugal, sendo um pilar que se reflecte até mesmo nas nossas iniciativas de team building. Em cada uma delas, há sempre uma manhã ou tarde dedicados ao trabalho em equipa com propósito: seja a limpar um canil, organizar cabazes alimentares ou pintar casas, unimos forças para fazer a diferença na comunidade», comenta a People & Communities Country Lead.
Através do programa Time2Give, a Cisco oferece 10 dias remunerados por ano para que os colaboradores realizem voluntariado, apoiando causas sociais relevantes para cada um. Este benefício, que anteriormente era de cinco dias, reflecte o compromisso da Cisco com a responsabilidade social e o envolvimento dos colaboradores nas iniciativas com impacto na comunidade, que tem devolvido resultados positivos tanto para os próprios colaboradores, como para a empresa. Estudos internos comprovaram que equipas e líderes envolvidos em actividades comunitárias apresentam melhor desempenho, maior taxa de promoções, menor rotatividade e maior reconhecimento.
Os colaboradores podem escolher apoiar causas pessoais ou seleccionar entre actividades organizadas pela Cisco com parceiros como o Banco Alimentar, Fundação Ronald McDonald, Nariz Vermelho, entre outros. Além disso, a Cisco foi reconhecida pelo programa Oeiras Solidária como uma das principais empresas com impacto social em 2024. Promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, o programa destaca iniciativas que promovem inclusão social, educação, apoio à família, erradicação da pobreza e protecção ambiental.
Um propósito que faz a diferença
O compromisso da Cisco com a diversidade, inclusão e impacto social é central para a sua estratégia de negócios e cultura organizacional. Com iniciativas que vão do desenvolvimento de talentos ao envolvimento em causas comunitárias, a empresa cria um ambiente positivo e colaborativo, alinhado aos valores de seus colaboradores.
A integração nas comunidades inclusivas e o envolvimento em programas como o Time2Give são oportunidades que ajudam os colaboradores a conectarem-se, a desenvolverem competências e a encontrarem um propósito maior no trabalho.
Este artigo foi publicado na edição de Janeiro (nº. 169) da Human Resources.
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