CI&T: «Desenvolver pessoas e criar um impacto relevante»
A CI&T é especialista em transformação digital de ponta a ponta e tem vindo a criar impacto em algumas das marcas mais valiosas a nível mundial.
Nascida há 28 anos no Brasil, a CI&T é hoje uma empresa com presença global, cotada na bolsa de Nova Iorque, com mais de 6000 colaboradores (CI&Ters) espalhados pelo mundo, apaixonados e a respirar tecnologia e inovação diariamente. Em entrevista à Human Resources Portugal, Miguel Malaquias, Country manager Portugal da CI&T, explica a estratégia da empresa em matéria de Gestão de Pessoas.
De que forma a CI&T está a adaptar a sua área de Gestão de Pessoas às transformações que têm vindo a ocorrer no mundo do trabalho?
Algo de que temos plena consciência é que, à medida que a tecnologia se torna mais significativa, a componente humana é cada vez mais fundamental. É por isso que valorizamos o que realmente importa: as pessoas – as que já fazem parte, e as que queremos que venham a fazer parte da nossa família.
O mercado de trabalho tem vindo a mudar muito ao longo dos últimos anos, algo que se acentuou bastante com a pandemia. Hoje, as pessoas, jovens e menos jovens, têm vindo a tornar-se cada vez mais exigentes e conscientes quando escolhem uma empresa para trabalhar. Para além das questões financeiras, procuram empresas que lhes dêem flexibilidade (p.ex. trabalho híbrido/remoto e um maior equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal), que proporcionem desafios e oportunidades de crescimento em todos os níveis, possibilitem momentos de partilha, sejam responsáveis e sustentáveis e promovam a diversidade e inclusão. No fundo, que tenham valores e um propósito com os quais se identifiquem. As empresas têm de ir ao encontro destes desígnios, de modo a serem capazes de reter e captar talento.
Ao longo da sua história, a CI&T tem procurado sempre adaptar-se e evoluir. Temos o cuidado e a preocupação constante de dialogar com os nossos CI&Ters e com o mundo que nos rodeia, para tentarmos estar sempre numa posição de escuta activa e acção rápida. Em Portugal, para além dos benefícios existentes (como flexible benefits allowance mensal; 12 meses de subsídio de alimentação; 25 dias de férias + dois dias à escolha, para possibilitar mais momentos de lazer; seguro de saúde que inclui os agregados familiares; recompensa pela consecução de objectivos individuais e corporativos através de um Programa de Remuneração Variável; acesso total à CI&T University, entre outros), de o trabalho híbrido/remoto ser uma realidade, e da possibilidade de se abraçarem projectos estimulantes e desafiantes em contexto internacional, o nosso propósito, a nossa cultura, e o CI&T Way são aspectos que, acreditamos, constituem uma proposta de valor diferenciadora.
Que boas práticas ou iniciativas gostaria de destacar?
Antes de desenvolvermos software, desenvolvemos pessoas! Este cuidado está presente em todas as fases e políticas existentes: desde o recrutamento ao onboarding, passando pelo engagement, desenvolvimento e gestão de carreira, entre outras. Na CI&T temos três pilares fundamentais – o que designamos por CI&T Way, uma tríade que direcciona o nosso propósito, a nossa cultura, os nossos valores, atitudes e comportamentos: Pessoas, Aprendizagem e Impacto.
Queremos ajudar a desenvolver pessoas e criar impacto relevante nos nossos clientes e nos demais stakeholders. Para tal, estimulamos aprendizagens céleres, através de um processo de tomada de decisão bastante descentralizado (que fomenta o empreendedorismo e a autonomia) e colocamos um grande foco nas pessoas e nas suas experiências. Seja pela liberdade, autonomia e poder de escolha do percurso profissional que cada um pretende adoptar e trilhar (cada pessoa é dona/protagonista da sua carreira); seja através de um ambiente dinâmico (com oportunidades reais para se aprender, para o desenvolvimento e para o crescimento), transparente, positivo e seguro – promovemos, em todos os momentos, confiança, a novas ideias, a construção colaborativa de saberes colectivos – de modo a desbloquear o potencial e a permitir o desenvolvimento contínuo e o bem-estar das nossas pessoas –, a diversidade e a inclusão (temos uma estrutura de grupos de acção e de afinidade muito bem estabelecida); seja, também, por momentos para descontrair e conviver, para comemorar grandes (ou pequenas!) conquistas. Estes são factores muito relevantes para a CI&T – somos realmente muito focados nas pessoas!
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Gestão de Talento” na edição de Maio (n.º 149) da Human Resources, nas bancas.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.