![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2021/03/vera_norte.jpg)
Coaching e pandemia
Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium
Sim, ainda falamos de pandemia, a vida divide-se entre o écran e algumas saídas à rua que a pouco e pouco voltaram. Devagar vamos continuando sem termos ainda a perfeita noção do que mudou, do que vai mudar no futuro.
O clima é de incerteza, as empresas mudaram, os locais de trabalho mudaram, a comunicação mudou e tudo isto afeta a performance, a motivação, e o envolvimento dos colaboradores. É preciso voltar a focar voltar a dinamizar e recuperar ou criar novos processos de relacionamento entre as equipas, com os lideres.
Acredito que o coaching é uma ferramenta que pode ser ainda mais fundamental nesta fase.
O coaching leva-nos ao encontro de um objetivo que é definido de forma SMART (especifico, mensurável, atingível, realista, e com um timing definido), através de um caminho realizado individualmente ou em grupo.
No processo de coaching é o coachee que escolhe e alinha as suas ações com os objetivos que foram por ele definidos e, no caso do coaching executivo, alinhados com os objetivos da entidade / empresa.
Com o coaching desenvolvem-se competências e aptidões mas ao contrário da mentoria ou da formação, este processo cria, quanto a mim, um poder extra no coachee pois é ele que conduz o processo, que define e que implementa os seus objetivos, que encontra a sua força e consegue alinhar os seus objetivos com os seus valores criando a motivação necessária para mover-se do ponto A (atual) para o ponto B (futuro).
No processo de coaching o caminho do desenvolvimento é traçado pelo coachee que respondendo às perguntas certas que lhe são colocadas pelo coach, vai encontrando o seu percurso, desenvolvendo as suas competências e realizando o seu objetivo.
O Coaching é um processo estruturado, focado no futuro, introspetivo e reflexivo, flexível e extremamente poderoso pois é fundamentalmente um processo de desenvolvimento individual.
Surgiram novos desafios de liderança, de trabalho em equipa, de comunicação, e acredito que cada vez mais precisamos de incluir novos processos e novas ferramentas na gestão e no desenvolvimento das pessoas. Já muitas empresas recorrem a coachs certificados para desenvolvimento na área da liderança, da gestão de equipas e até das competências de comunicação, acima de tudo é preciso ajudar-mos as pessoas e as empresas a voltarem a encontrar o seu foco.
Lá fora os desafios não acabaram, há que crescer cá dentro. O coaching pode ajudar.