
Colaboradores contribuem para fuga de dados nas empresas
Quatro em cada cinco incidentes de segurança de TI que tiveram lugar nas empresas no ano passado estiveram relacionados com a acção dos colaboradores, segundo a Kaspersky Lab.
A acção dos colaboradores das empresas é uma das principais causas dos incidentes internos de segurança de TI que conduzem à fuga de dados corporativos confidenciais, explica um estudo sobre Riscos de Segurança nas Empresas Europeias realizado pela Kaspersky Lab em conjunto com a B2B International.
Segundo a empresa especializada em segurança informática, cerca de 32% dos profissionais inquiridos sofreram perdas de informação confidencial devido a erros dos seus colaboradores. Já 30% das empresas reportaram incidentes relacionados com a perda ou roubo de dispositivos móveis dos seus colaboradores e as fugas de dados intencionais foram cometidas pelos empregados em 19% das organizações inquiridas.
Ao mesmo tempo, 7% dos inquiridos reconheceram que as acções dos seus colaboradores foram a causa das fugas de informação crítica e confidencial e 9% dos empresários europeus afirmaram que a perda desta informação crítica aconteceu como resultado do extravio ou roubo dos dispositivos móveis dos seus colaboradores, conclui a Kaspersky.