Colecciona carimbos no seu passaporte? A partir de Novembro serão uma coisa do passado
Carimbar passaportes manualmente «consome tempo» e, segundo a UE, «não permite a detecção sistemática de pessoas que ultrapassaram o período de estadia». Para muitos viajantes, esses carimbos são prova irrefutável e nostálgica de aventuras vividas. Mas em breve serão uma coisa do passado, pelo menos ao entrar no Espaço Schengen, noticia o Euronews.
O novo EES (Entry/Exit System), sistema automatizado de entrada/saída, com lançamento previsto para 10 de Novembro de 2024, passará a registar digitalmente os visitantes de países terceiros, eliminando a necessidade de carimbos físicos.
«O EES vai substituir o actual sistema de carimbo manual de passaportes, que é demorado, não fornece dados fiáveis sobre as passagens de fronteira e não permite uma detecção sistemática de pessoas que ultrapassem o período de estadia obrigatória», lê-se num comunicado do departamento de Migração e Assuntos Internos da Comissão Europeia.
O novo sistema informático automatizado vai registar viajantes provenientes de países terceiros isentos de visto ou titulares de vistos de curta duração. Cada vez que uma pessoa atravessa uma fronteira externa da UE, o sistema registará o seu nome, o tipo de documento de viagem, os dados biométricos (impressões digitais e imagens faciais) e a data e local de entrada e saída. Também registará recusas de entrada.
Espera-se que os controlos automatizados das fronteiras e os sistemas de self-service melhorem a segurança na UE e sejam mais rápidos para os viajantes. No entanto, as companhias aéreas e vários países alertaram que a falta de preparação pode causar problemas iniciais quando o sistema entrar em vigor.
O lançamento, originalmente previsto para 2022, foi agora confirmado pelas autoridades para 10 de Novembro deste ano. De acordo com o novo sistema, os viajantes com acesso sem visto ao Espaço Schengen serão obrigados a obter uma autorização de viagem online através do European Travel Information and Authorisation System (ETIAS).