Começou hoje a entrega do IRS. Se está em início de carreira, está isento, mas tem de preencher a declaração à mesma. Veja quanto pode poupar (e como)

O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, lançou o Guia do IRS Jovem, uma iniciativa que explica de forma simplificada como usufruir deste regime e quanto se pode poupar.

 

«O IRS Jovem foi criado com o objectivo de ajudar os trabalhadores mais novos no início de carreira. Numa altura em que estão a integrar o mercado de trabalho, e em que os rendimentos são habitualmente mais baixos, este regime confere condições especiais, que contribuem para a independência financeira dos jovens. Nesse sentido, o Doutor Finanças criou este guia que pretende, efectivamente, descomplicar e funcionar como fonte de informação para quem queira, e possa, beneficiar do IRS Jovem», indica Sérgio Cardoso, administrador com o pelouro da Academia Doutor Finanças.

O Guia do IRS Jovem explica como funciona este regime especial de tributação, a quem se destina e qual o seu impacto na carteira dos trabalhadores mais novos.

Criado em 2020, este benefício, que isenta de pagamento de IRS parte ou a totalidade dos rendimentos dos trabalhadores mais jovens, tem sofrido várias alterações ao longo dos últimos anos, o que gera algumas questões sobre o seu funcionamento.

Neste guia, o Doutor Finanças ajuda a responder às dúvidas mais comuns, explicando ainda como se deve preencher a declaração de IRS para beneficiar do IRS Jovem e quais as mudanças em vigor este ano.

O período de entrega da declaração de IRS começa no dia 1 de Abril e estende-se até dia 30 de Junho.

Salvo algumas excepções, a maioria dos contribuintes com rendimentos, de trabalho ou outros, têm de entregar a sua declaração de IRS nos próximos dois meses. Apenas alguns contribuintes estão isentos de entregar a sua declaração, uma dispensa que está, sobretudo, relacionada com os seus rendimentos.

Ler Mais