Como aumentar o moral da equipa quando um colaborador pede a demissão

É normal uma equipa ficar afectada quando um dos elementos, especialmente aqueles mais acarinhados, pede a demissão. A Harvard Business Review partilha dicas úteis para os líderes aumentarem a moral e melhorarem o espírito de equipa.

 

O primeiro passo é reconhecer a partida do colega no devido tempo, por isso, certifique-se de falar positivamente sobre a pessoa que está a sair. Valorize os contributos que deu e partilhe os desafios que espera enfrentar na ausência desse elemento.

Peça aos restantes elementos que partilhem os seus sentimentos sobre as mudanças na equipa. Pode fazê-lo em grupo e individualmente. Responda a quaisquer perguntas da forma mais transparente possível, sem revelar quaisquer detalhes confidenciais sobre a saída do colega.

Seguidamente, partilhe o que não vai mudar – ou seja, os pontos fortes colectivos e os valores partilhados da equipa. Isso garantirá às pessoas que, embora a mudança seja inevitável, os pilares fundamentais permanecerão consistentes.

Depois, reavalie as prioridades. Agir demasiado rápido na reatribuição das responsabilidades do colaborador que sai pode causar mais danos do que benefícios. Reserve algum tempo para rever as prioridades gerais da sua equipa e, de seguida, determine que partes do trabalho se enquadram (ou não) no cenário geral. Pode encontrar tarefas que são passíveis de pôr de lado temporariamente ou até mesmo eliminar.

Por fim, concentre-se em fortalecer o sentido de comunidade na sua equipa. Isso pode significar comemorar marcos ou planear encontros de equipa que permitam que os colaboradores se conectem offline.

Ler Mais