Quer candidatar-se a uma vaga numa empresa que já o rejeitou no passado? Veja aqui como o fazer

As regras para se candidatar a um emprego são um pouco diferentes à segunda – terceira ou sexta – tentativa, quer o empregador o tenha rejeitado anteriormente ou não tenha proposto uma entrevista. O Business Insider conversou com especialistas de carreira e recrutamento sobre como recandidatar-se a uma empresa.

Eis o que disseram:

Considere a fronteira entre o aceitável e o exagero

Nas histórias com final feliz, as repetidas candidaturas de um candidato costumam reflectir dedicação à missão da organização. Mas também podem soar menos “positivas”, dependendo de como ou para que vaga está a candidatar-se.

«Quando um recrutador vê que se candidatou a vários cargos numa empresa, especialmente cargos que são muito diferentes, isso pode levantar preocupações de que não terá um foco claro ou estará apenas à procura de qualquer emprego», diz Gabby Davis, especialista da Indeed. «Os empregadores podem questionar-se sobre o seu compromisso ou adequação para funções específicas.»

«Geralmente não é recomendado candidatar-se ao mesmo empregador mais de duas vezes para o mesmo cargo se tiver sido rejeitado ou não tiver recebido resposta, especialmente se as suas qualificações não tiverem mudado», aconselha Davis.

Concentre-se em novas competências e experiência

Contudo, deve considerar recandidatar-se «se melhorou significativamente as suas competências, ampliou o seu portefólio ou construiu ligações suficientes dentro da empresa», acrescenta Cynthia Pong, coach executiva e fundadora da Embrace Change.

Alguns empregadores têm directrizes sobre quando um profissional pode voltar a candidatar-se após ser rejeitado, observa Farah Sharghi, coach de carreira e ex-recrutadora de tecnologia. Sharghi sugere esperar pelo menos três a seis meses após ser rejeitado para se candidatar novamente, a menos que a empresa o convide explicitamente a candidatar-se a outras funções.

Ao voltar a candidatar-se, certifique-se de ajustar os documentos com base no que enviou antes, para que reflictam como aprendeu e cresceu. «Certifique-se de realçar novas competências, experiências ou feitos desde a última candidatura.»

Reforce o seu interesse na empresa

Se lhe for oferecida uma entrevista, «seja honesto e enquadre-a de forma positiva», refere Sharghi e sugere um guião “Sim, candidatei-me a alguns cargos aqui, porque estou muito entusiasmado com a missão e a cultura da empresa. Para esta posição, estou particularmente interessado porque [mencionar aspectos específicos do trabalho que mais lhe interessam]”.

Além de se focar nas novas competências e realçar o seu interesse pela empresa, grande parte do restante processo de candidatura é aquilo a que está habituado, quer seja a primeira vez que se candidata à empresa ou não.

«O objectivo é mostrar a sua adaptabilidade, crescimento e interesse sincero em contribuir para a organização», conclui Pong.

Ler Mais