Como conseguir um emprego para o qual parece ter qualificações… a mais?
Embora possa parecer contraditório com a ideia de que se deve sempre subir na carreira, há várias razões para querer descer um degrau para uma função para a qual se está sobrequalificado. A melhor abordagem é ser o mais directo possível sobre estes motivos, aconselha o Fast Company.
Em primeiro lugar, como em qualquer vaga de emprego, envie o seu currículo através do método solicitado e aborde o problema na carta de apresentação. Se a função for de nível e remuneração mais baixos, mas na empresa ambicionada ou num sector diferente, explicar a sua paixão pode ser uma vantagem.
Seja honesto sobre o motivo pelo qual quer dar um passo atrás
Se se está a candidatar a uma posição inferior porque quer uma posição menos stressante, também não há problema em admiti-lo. Neste caso, pode dizer algo como: “Estou orgulhoso do que consegui alcançar nas minhas funções mais recentes e entusiasmado com a oportunidade de utilizar estas competências de forma mais prática que me permita manter um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.”
A partir destes pontos de partida, pode entrar em detalhes sobre a função e a empresa. Talvez tenha trabalhado num cargo de gestão e gostaria de regressar a uma função mais colaborativa. Se for uma mudança de carreira ou de sector, enfatize que competências traz dos empregos anteriores e a vontade de começar de novo para fazer o trabalho que sempre quis.
Se se candidata a uma posição inferior porque está desempregado há muito tempo ou porque está descontente com o seu emprego actual, não tem necessariamente de o revelar. Em vez disso, concentre-se no que é atractivo na empresa ou na função.
Esta é outra boa oportunidade para procurar o responsável de recrutamento e dar nota da sua candidatura, reiterando por que razão deve considerá-lo para um trabalho que parece de nível inferior.
Seja realista e directo sobre o salário
Também é bom abordar os dois grandes pontos que farão recrutador hesitar: o salário e a longevidade. Se a faixa salarial for publicada juntamente com o cargo, saiba que pode haver alguma margem de manobra, mas provavelmente não muita. Na carta de apresentação ou e-mail para o responsável pela contratação, diga algo como: “Estou ciente de que esta função tem um salário inferior ao do meu cargo anterior e estou confortável em aceitar um corte salarial para uma função/empresa/sector que é adequado aos meus interesses.”
O outro ponto que faz os recrutadores hesitarem quando avaliam um candidato sobrequalificado é o medo de que queiram uma promoção rapidamente ou que saiam quando algo melhor aparece. Aborde também isso desde o início, dizendo algo como: “Estou entusiasmado com este próximo capítulo e ansioso por me comprometer com esta empresa.”