Como desenvolver e manter comprometidos os High Performers

Genericamente, podemos dizer que os high performers são indivíduos que consistentemente superam as expectativas em termos de desempenho.

Por Catarina Quintela, director of Corporate Solutions na Porto Business School

Eles atingem os objetivos esperados e, frequentemente, excedem-nos, mostrando um nível elevado de competência, dedicação e determinação. Além de produtivos, são proativos, aprendem rápido e têm um elevado nível de compromisso com a organização e com a equipa. 

Sobre os impactos destas características para o sucesso da empresa, vale a pena referir que estas estão na base da agilidade, adaptabilidade e resiliência das equipas, inovação e qualidade do serviço ao cliente. Sabemos o quanto são fundamentais para o sucesso organizacional.

Então, como desenvolver e manter comprometidos os High Performers?

Em primeiro lugar, é fundamental que as organizações saibam claramente quem são os seus high performers. Se existe aspeto que os faz sentir desconfortáveis é viverem numa cultura que não premeia o desempenho com base em critérios transparentes e claros. Em que o “diz que disse” e o “acho que” são usados para fundamentar decisões sobre as pessoas.

Estas pessoas valorizam também o desenvolvimento contínuo e a aprendizagem, pelo que envolvê-los em programas personalizados de formação, mentoring e coaching é algo muito apreciado.

Paralelamente, é importante proporcionar-lhes desafios constantes que estimulem o seu crescimento e dar-lhes a oportunidade para assumir responsabilidades maiores e em projetos decisivos para a organização. A este propósito, vale a pena referir que as organizações falham frequentemente quando procuram “fora” competências que estão, muitas vezes, dentro de portas.

A implementação de um sistema de feedback contínuo é crucial para o desenvolvimento e comprometimento dos colaboradores, especialmente dos High Performers. Esses sistemas permitem uma comunicação aberta e regular entre líderes e liderados, proporcionando oportunidades para reconhecimento e desenvolvimento pessoal. Ao receber feedback frequente, os colaboradores podem ajustar o seu desempenho e alinhar os seus comportamentos com os objetivos da organização. Além disso, esses sistemas fomentam uma cultura de transparência e confiança, onde os high performers se sentem valorizados e ouvidos, aumentando significativamente o seu compromisso e satisfação no trabalho. Empresas que adotam feedback contínuo fortalecem a coesão das equipas e a eficiência organizacional, criando um ambiente propício para a inovação e para o crescimento sustentado. Estes processos devem garantir que os high performers veem um caminho claro para o crescimento dentro da empresa.

Outro aspeto a ter em consideração passa por envolvê-los na tomada de decisões estratégicas. Esta é uma prática essencial para aproveitar o potencial desses talentos e assegurar o sucesso a longo prazo da organização. Esses colaboradores, devido à sua experiência, competências e visão inovadora, podem trazer insights valiosos e perspetivas diferenciadas para o processo de decisão.

Este artigo ficaria incompleto se não abordássemos também o papel da liderança. Ter um líder inspirador, que cultive um clima de confiança e respeito mútuo, contribui para aumentar o sentimento de pertença e lealdade, reduzindo significativamente a rotatividade dos quadros.

Por último, um aspeto bastante prático e bastante negligenciado (HBR, 2024): minimize reuniões. Os high performers gostam de dedicar tempo às atividades em que acrescentam mais valor. Reuniões desnecessárias são bastante desmotivadoras para este público-alvo.

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