Quer encontrar emprego no estrangeiro?

Os trabalhos além fronteiras têm sido, nos últimos tempos, muito populares por parte dos candidatos portugueses. Um processo que pode ser complexo. Saiba como encontrar trabalho fora de Portugal e fazer um currículo para entrevistas no estrangeiro.

 

 

As razões que levam às candidaturas no estrangeiro são muitas, desde um aumento a nível de salário, passando pela impossibilidade de encontrar emprego dentro do País e terminando na própria vontade do candidato em ter uma experiência longe de Portugal.

Seja qual for o objectivo final, as etapas para encontrar emprego no exterior são idênticas: será necessário encontrar vagas, ter um currículo adequado e comparecer na entrevista. Apesar de serem etapas simples, o processo é um pouco mais complexo.

Descubra tudo o que necessita saber para encontrar um emprego no estrangeiro e aprenda como fazer um currículo adequado aos recrutadores.

 

Dicas para procurar emprego no estrangeiro

Encontrar emprego no estrangeiro pode ser árduo. No entanto, de forma rápida, seguem-se os passos a serem tomados para que este seu desejo se concretize.

  • Identifique o país e os requisitos do mesmo

Antes de começar a procura de emprego no exterior, torna-se imperativo escolher o país para o qual quer oferecer os seus serviços. Comece pelos PALOP e expanda a sua pesquisa para outros países onde necessitem dos seus serviços e onde se consiga comunicar.

Assim que os países forem escolhidos, veja quais os requisitos para que possa trabalhar no local. Nesta fase prepare todos os documentos necessários para que não perca o emprego por falta de disponibilidade imediata.

  • Procure emprego

Elegido o país e conhecidas as condições de acesso ao mesmo, pode começar a procura de emprego. Procure vagas que se adequem ao seu perfil em websites para o efeito.

Caso não conheça qualquer website, continue a leitura do artigo. No final irá encontrar uma lista com alguns dos melhores websites para procurar emprego no estrangeiro.

  • Use os seus contactos

Use os seus contactos pessoais ou profissionais – como por exemplo os encontrados na sua rede do LinkedIn – e comente a decisão de trabalhar no estrangeiro. Questione se estes conhecem alguma empresa que se encontre em fase de recrutamento ou se conhecem alguém que já tenha passado pelo processo e com quem possa falar.

  • Crie o seu currículo

Lembre-se de ter o seu currículo actualizado e pronto a ser enviado quando a oportunidade surgir. O currículo deve potencializar os seus pontos fortes e ser direccionado para cada uma das empresas a que se vai candidatar. Não faça um currículo geral para todas as vagas de emprego.

  • Prepare a entrevista

Antes mesmo de ter uma entrevista marcada, prepare-a. Conheça os costumes das pessoas no país, saiba como irá estar presente nessa entrevista e familiarize-se com o idioma do local. Assim que conseguir marcar uma entrevista, terá de estar preparado para surpreender o recrutador.

  • Faça voluntariado

Caso o desejo de trabalhar no exterior não estiver relacionado com a recompensa monetária, faça voluntariado. Esta é uma excelente forma de conhecer a cultura e os costumes do país de destino e, quem sabe, prepará-lo para um emprego na região.

Como fazer um currículo para entrevistas no estrangeiro?

Quer encontrar emprego no estrangeiro e não sabe onde começar?

Finalmente pode colocar todas as dicas que lhe oferecemos em prática e começar a procura pelo seu próximo emprego. Conte-nos os seus resultados.

Fonte: Luís Inverno, Unik-Seo

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Pepsi Café está a chegar
Automonitor
Componentes: Nunca Portugal exportou tanto como este ano