Como evitar o stresse antes das férias

Trabalhadores nos países da Europa Ocidental têm direito ao mais elevado número de dias de férias pagasA empresa especializada em employer branding Albenture compilou dez conselhos para evitar que os dias que precedem as férias sejam dias de nervosismo.

Agosto significa para muitos o arranque das férias. Contudo, os dias que antecedem a tão esperada pausa significam, muitas vezes, um aumento do stresse e da pressão para não deixar pontas soltas antes de deixar o escritório – aquilo a que os especialistas chamam de «stresse pré-férias».

A empresa de serviços focados na melhora do ‘employer branding’ Albenture compilou uma lista de conselhos para não partir para as férias ansioso. E refere alguns casos de empresas que já adoptaram estratégias de redução deste tipo de stresse: «Há em Portugal empresas como a Procter & Gamble, Novartis, Sandoz, Alcatel Lucent, Cushamn & Wakefield, Rexel ou a Thompson Reuters, que contam com um dispositivo técnico e humano para resolver este tipo de situações, ajudando os seus colaboradores a planificar as férias e assim evitar a pressão de organizar os dias de descanso estival enquanto se trabalha», dizem.

Os serviços oferecidos por estas empresas incluem «a procura de hotéis, voos e assessoria sobre destinos turísticos de acordo com as necessidades de cada pessoa», tal como a disponibilização de «um gabinete de psicólogos para enfrentar estes momentos de sobrecarga de trabalho para deixar em dia aqueles assuntos que mais ninguém pode solucionar nas ausências e que necessitam de resolução antes da total reincorporação da equipa em Setembro».

Conselhos da equipa da Albenture para combater o stresse pré-férias:

«1 – Planifique. Tenha um pouco de visão a longo prazo e organize o trabalho e as tarefas que estejam pendentes. Caso necessário, faça uma espécie de “check list” dos assuntos em falta, que se podem ir fechando um a um.

2 – Para os que ficam. Deixe claro quem fará o quê na sua ausência e faça uma boa comunicação dessa distribuição de tarefas. Todos os temas têm que ser fechados e falados.

3 – Deve delegar. E isso não lhe pode causar transtorno. Está entre as suas obrigações passar certas tarefas que só alguns membros da equipa, além de si, podem fazer. Os outros farão o mesmo quando for a vez deles.

4 – Diga onde está tudo. Assim não receberá chamadas incómodas quando estiver na praia, nem terá que aguentar “más caras” no seu regresso.

5 – “Dê um toque” aos seus contactos. Deixe uma mensagem no seu e-mail e no voice-mail do seu telemóvel para avisar as pessoas de outras entidades com quem trabalha de que estará fora alguns dias. Indique a data de regresso e deixe claro com quem é possível falar enquanto não estiver.

6 – Não deixe nada a meio. Assegure que não fica nada por fazer e, se necessário, reúna-se com os seus chefes antes e depois das férias.

7 – Não se deixe levar pela euforia. O Verão e as muitas horas de sol convidam a tornar menos produtiva a jornada de trabalho nesta altura. Seja sempre responsável enquanto ainda estiver de serviço.

8 – Organize a sua secretária. Assim será muito mais simples identificar as tarefas pendentes e deixar tudo pronto para que o regresso seja menos caótico. Se conseguir “desligar” do trabalho, certamente não se lembrará sequer do que estava nas gavetas. Com arrumação será tudo mais fácil.

9 – Antes de tudo, calma. Não stresse e faça tudo com tranquilidade. O tempo é escasso, mas tudo ficará pronto. E pense que em pouco tempo sairá desta rotina.

10 – Cumpra todos os compromissos. Ou dito de outra forma, siga este plano de uma ponta à outra.».

Ler Mais