Como fazer networking online
Um artigo do The Wall Street Journal ensina-o a melhor forma de fazer contactos no LinkedIn.
O jornal começa por sugerir que é necessário criar uma ligação mais pessoal com os contactos que se criam no LinkedIn, nomeadamente nas ligações de primeiro e segundo grau.
«Quando pedir para ser apresentado, facilite o trabalho ao seu contacto de primeiro grau mencionando como gostaria de ser apresentado e as razões pelas quais precisa de ajuda, escrevendo a apresentação que vai ser enviada e dando algo em troca pelo esforço. O ‘networking’ funciona melhor quando ambas as partes podem oferecer algo útil uma à outra», escrevem.
Segundo uma especialista ouvida pelo WSJ, «deve também possibilitar ao seu contacto uma forma de se “escapar” no caso de ele/a não se sentir confortável ao fazer a apresentação».
Faça, também, actualizações de estado frequentes «para mostrar que está activo» na rede social antes de fazer qualquer contacto. «Dá-lhe, a si e ao seu contacto, referências». E o WSJ avisa: aquilo que partilha no LinkedIn deve ser apenas do âmbito profissional e não pessoal.
«Depois de ter estabelecido um diálogo regular, passe o contacto para o plano ‘offline’ o mais depressa possível», conclui o WSJ.