Como fazer os colaboradores millennials felizes?
O que podem as empresas fazer, para reter esta geração, que tem muito para dar, mas que é difícil manter?
Numa altura em que se sabe que a geração Y, mais conhecida como millennials, confia menos nas empresas, a Adecco revela algumas dicas para manter os millennials felizes no seu local de trabalho, com base num estudo internacional realizado pela marca.
Como afirma Carla Rebelo, directora-geral da Adecco em Portugal, «gerir millennials requer elasticidade para pensar de modo diferente de padrões instituídos nas organizações. É um desafio cujo retorno acaba por ser muito positivo.»
Assim, a Adecco recomenda os seguintes passos:
– Comunique abertamente com os colaboradores millennials e encoraje-os a partilharem as suas preocupações.
– Trabalhe com especialistas a nível local para compreender verdadeiramente o que esta geração deseja, para que possa ir ao encontro das suas expectativas.
– A popularidade do trabalho freelancer está a crescer. Apresente opções de trabalho flexíveis e crie mais oportunidades para posições temporárias.
– Os millennials não apreciam a permanência, mas com salários favoráveis aos estilos de vida, um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, e horários flexíveis será mais fácil mantê-los.
– Trabalhe junto dos seus colaboradores com o intuito de eliminar estereótipos e discriminação. Isso é crucial se o objectivo for criar uma força de trabalho diversificada e reter uma geração de colaboradores empáticos, produtivos e socialmente conscientes.
– Realce os benefícios do reverse mentoring aos colaboradores mais antigos. Além de promover o trabalho em equipa e a eficiência, faz com que as pessoas compreendam melhor as necessidades de cada um e, consequentemente, o próprio negócio.
– O uso do chatbot está em ascensão. Implemente-o para garantir que a sua equipa fique completamente envolvida, bem conectada e a lidar com as tarefas rapidamente.
Veja também estas notícias.