Como medir a cultura da sua organização ?
Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium
Não há uma definição única para o significado de “cultura “, mas acredito que temos a noção clara da sua importância, nomeadamente no contexto das organizações.
A cultura de uma organização é determinante para o sucesso dos seus objetivos e pode ser agente de mudança ou entrave à sua realização.
Numa definição simples a cultura agrega o conhecimento, as crenças, a moral, os costumes os hábitos de uma sociedade. Ou seja, e trazendo o conceito para as organizações a cultura caracteriza o comportamento da organização e nesse sentido deve estar alinhada com o que se pretende ser a sua visão e o seu propósito. É fundamental começar por perceber se este alinhamento existe e delinear claramente que ações têm de ser tomadas no sentido de alinhar a cultura com os valores a visão e a missão, mas sobretudo é fundamental a sua disseminação na organização através do comportamento das suas chefias. Só uma cultura integrada na organização pode ser suporte à mudança.
A cultura deve ter uma definição simples e ter indicadores que possam ser aferidos e mensuráveis.
Uma das formas de medir a cultura da sua organização é contabilizar estas 7 dimensões :
- Estruturada vs. Flexível
- Controle vs. Delegação
- Cautelosa vs. Arriscada
- Faz vs. Planeia
- Diplomata vs. Direta
- Individualista vs. Colaborativa
- Foco Externo vs. Foco Interno
Com a análise destas dimensões pode medir a cultura da organização nas várias dimensões e preparar o seu alinhamento em função da estratégia, do modelo operacional, da visão, da missão e dos valores.