Como melhorar o teu trabalho e trazer mais realização à tua vida
Um dos maiores desafios que as pessoas enfrentam, é exactamente a falta de entusiasmo para com o seu trabalho; e, consequentemente, a falta de ideias, de como é que o podem, tornar mais interessante (pelo menos enquanto as circunstâncias para dizerem ao chefe tudo aquilo que têm em mente, ainda não estão reunidas!)
Por Rita Sambado, Human Potential Activator e fundadora da EUS School of Being
Sempre senti que um dos princípios base da vida, está bem materializado naquela célebre frase: “Se a vida te está a dar limões, faz limonada com eles”. Em palavras mais empoderadoras: “A tua vida é o que quiseres fazer com ela!”
E é mesmo isto em que eu acredito. Independemente das circunstâncias, nós temos que ter a capacidade de melhorar o que temos entre mãos, pelo menos até nos sentirmos capazes de alterar mais estruturalmente, algumas peças do jogo.
Mudar de vida, nem sempre é uma opção: ou porque não sabemos para onde ir; ou porque ainda não temos a confiança necessária em nós, e no que poderíamos fazer; ou porque simplesmente achamos que ainda não é o momento. (spoiler alert: vais sempre achar que ainda não é o momento, até realmente ser !)
E por isso o melhor conselho que tenho para te dar, no que diz respeito a lidares com um trabalho que já não te significa, e que te pode ajudar a torná-lo um pouco mais interessante, é: seres completamente honesto contigo e com o que se está a passar; afirmares o que queres; alinhares o que tens com o que és; e começares o quanto antes o teu caminho.
Em maior detalhe…
- Enfrenta a situação
Enfrenta a situação, pelo menos para ti. Pára de fingir que nada se passa. Vai bem fundo nessa insatisfação que sentes quando se aproxima o domingo à noite, e vê o que está na sua origem.
E nesta análise, não te prendas mais ao que a tua família vai achar, ou às expectativas que vais estar a defraudar. Debruça-te sobre o que sentes. É entendendo o que está na base da tua insatisfação, o que te está a faltar, que vais conseguir, quem sabe, um possível alinhamento.
- Afirma o que queres
Liberta-te de pensamentos limitativos. Deixa de achar que tal solução não vai ser aceite, ou que a tua empresa não tem abertura para o teu plano; ou que tal cenário na tua indústria não funciona. A realidade traz-nos desafios, exactamente para exercitarmos a nossa criatividade; e se partes já de um lugar de derrota, dificilmente vais ter a confiança necessária quando fores expor o tema. Antes, aquilo que tens de estar bem preparado(a), é em antecipar, como é que a tua solução beneficiaria tanta gente.
- Pensa como podes levar mais de ti para o teu trabalho actual
Na maioria das vezes, a maior fonte de insatisfação é a falta de alinhamento entre a pessoa e a função, ou a empresa. Habituamo-nos a entregar acima da média, e facilmente desempenhamos bem uma série de papéis. Mas o desgaste com que o fazemos tem uma fatura pesada a longo prazo. Quando estás a fazer algo absolutamente natural e orgânico em ti, não só estás a ser extraordinário(a), como o estás a ser dispendendo muito pouca energia. E é exatamente isto que se pretende: que o teu trabalho seja uma pura expressão dos teus dons, do teu talento, das tuas qualidades e dos teus valores. Como podes tu, levar mais de ti, para o trabalho que actualmente fazes?
- Começa o teu caminho
Não queiras fazer tudo de uma vez, ou apenas quando todo o teu cenário estiver perfeito. Tudo isso te pode parecer muito aliciante, sobretudo quando contado naqueles almoços de amigos, mas a realidade é que são os pequenos passos que fazem a grande transformação.
Lembra-te sempre que o teu trabalho é uma oportunidade extraordinária de colocares os teus dons e os teus talentos ao serviço. Não apenas um seguro de sobrevivência.
E quanto mais feliz estiveres nele, maior e mais valiosa será a tua contribuição.
Se quiseres aprofundar esta reflexão, deixamos-te aqui uma ferramenta que te pode ajudar.
Vais ver que te vai trazer uma enorme clareza.