Como planear uma empresa vencedora
Por vezes chegam-nos epifanias por e-mail ou, neste caso, em três e-mails. Foi às 5h17 num sábado de manhã e Joanna já estava à frente do computador. A nova CEO de uma editora fictícia, a Seabright Publishing Company, e apenas há quatro meses no cargo, regressara na noite anterior de uma visita de 90 dias para auscultar as operações da empresa. Não tinha dormido bem.
Especialista reputada em reorganização empresarial, Joanna foi contratada por uma administração ansiosa por um desafio. A Seabright tinha uma nova estratégia. Queria passar da impressão de livros e revistas destinados a profissionais para produtos globais de informação digital. Todos concordaram em como essa era a direcção certa para a empresa. Porém, o anterior CEO não angariou muito apoio nem tracção, apesar de ter incentivado fortemente a reestruturação e a mudança. Esse fracasso custou-lhe o emprego.
Para ler o artigo na íntegra, consulte a edição de Outubro de 2013 da revista Human Resources Portugal.