Como pôr de lado os preconceitos (inconscientes) de género na contratação?

A Natixis organiza amanhã, dia 6 de Maio pelas 17h00, um workshop online e gratuito dirigido a estudantes, recrutadores e a responsáveis da área de Recursos Humanos, para reflectir sobre como os preconceitos inconscientes em relação à diversidade de género impactam os processos de recrutamento e também os resultados das empresas.

 

O “The Unconscious Bias Workshop for Recruiters & HR Professionals” será conduzido por Paula Borges, especialista em Comunicação e Recursos Humanos, sócia gerente da LYD e membro activo da APPDI (Associação Portuguesa para Diversidade e Inclusão) e com uma vasta experiência em organizações multinacionais.

O objectivo da sessão é, assim, fornecer uma visão geral do enviesamento inconsciente, como influencia o processo de recrutamento e, finalmente, molda a maneira como nos envolvemos com colegas em ambientes corporativos. O workshop irá também abordar algumas estratégias para tomar consciência deste Unconscious Bias e reduzi-lo na vida diária, dentro e fora do escritório.

Paula Borges explica: «Sabemos que existe um forte preconceito inconsciente em relação à diversidade de género. E existem também muitos sectores e actividades profissionais ainda assumidos como “trabalho de homem” e, na maioria das vezes, as mulheres são as primeiras a excluir-se dessas áreas, ou, ainda pior, de posições de liderança. A falta de diversidade de género tem consequências na performance das equipas e nos resultados das empresas. A boa notícia é que existem formas simples de educar o inconsciente para contornarmos estas crenças implícitas.»

Este workshop acontece para assinalar o mês Europeu para a Diversidade e decorre no âmbito do programa Champion For Change, uma iniciativa da Natixis para fomentar a diversidade e a inclusão no ecossistema tecnológico português.

As inscrições para o workshop podem ser feitas aqui.

Esta iniciativa conta com o apoio da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão.

Ler Mais