Como promover uma cultura de trabalho positiva?
O sucesso das organizações depende muito da sua capacidade de diferenciação e valorização do talento, da criatividade, da inteligência e energia colectiva. São factores determinantes para atingir bons resultados. Saiba como pode assegurá-lo.
Por Cláudia Vicente, directora-geral da Galileu
Independentemente da dimensão das organizações e dos seus desafios, todas necessitam de equipas empenhadas e motivadas para atingir os resultados esperados.
As actividades de teambuilding têm a capacidade de unir as pessoas, incentivando a colaboração e o trabalho em equipa, e devem ser realizadas com um propósito. Actividades lúdicas e de formação permitem que as pessoas se vejam com uma perspectiva diferente e contribuem para uma maior ligação e abertura de comunicação, num ambiente distinto do habitual local de trabalho. No entanto, é importante que estejam enquadradas nos objectivos da empresa e que as pessoas que participam nestas actividades percebam o significado estratégico que assume para a organização.
A constituição de equipas é uma forma das organizações atingirem resultados. Através de eventos motivacionais, descontraídos e divertidos, as pessoas podem desenvolver um conjunto de soft skills que são actualmente muito valorizadas nas empresas: capacidade de planeamento e organização, resolução de problemas (problem solving), comunicação, capacidade de integração e socialização. Esta é, portanto, uma óptima forma de promover uma cultura de trabalho positiva e um ambiente mais inclusivo, maximizando o potencial de cada colaborador.
Através de actividades de teambuilding, transversais a todos os elementos da empresa, desde as chefias às funções de base, a colaboração e o trabalho de equipa são reforçados, o que contribui para a melhoria da produtividade. Um ambiente de trabalho amigável, onde as pessoas estão confortáveis e gostam de conversar umas com as outras, contribui para a motivação e para o aumento da competitividade, tornando o trabalho mais eficaz e as empresas mais criativas.
Tirar o dia para estar fora da empresa em eventos e iniciativas de formação parece incompatível com a produtividade, mas é vital para qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, pois ajuda a construir relacionamentos, reforça o envolvimento dos colaboradores com a organização, permite que estes se sintam valorizados e contribui para uma cultura mais aberta e colaborativa. Daí que deva ser considerado como um investimento, dado o impacto pessoal e no negócio.
Por outro lado, estas acções permitem formar os colaboradores, individualmente e em equipas, com competências e conhecimentos adicionais que permitem acrescentar mais riqueza em termos pessoais, e acrescentar valor à organização. Daí que a necessidade de formação contínua e de teambuilding seja relevante para qualquer modelo de negócio, independentemente do sector de actividade ou da função, para se atingirem os objectivos que foram estipulados. É uma aposta que vai fazer com que os colaboradores se sintam mais energizados, envolvidos e preparados para desempenhar o seu trabalho e impulsionar o negócio.