Como reduzir o plástico no local de trabalho
O tema do plástico nos oceanos gera cada vez mais atenção. Deixamos dicas que podem ajudar as empresas a reduzir o uso deste material nos escritórios, dadas por organizações como a LessPlastic ou a Friends of the Earth.
Inclua os colaboradores
O primeiro passo é a educação – os seus colegas devem preocupar-se com o problema para terem vontade de fazer algo quanto ao mesmo. Documentários como “Planeta Azul II”, da BBC, assim como a cobertura dos media, já devem ter chamado a atenção de vários colaboradores para a questão. Estes ficarão satisfeitos se virem que a sua empresa está a demonstrar vontade de tomar medidas.
Contudo, outros podem requerer mais inspiração ou informação para serem motivados. Porque não agendar uma acção de formação no local de trabalho? Esta pode ser interna com alguém da empresa que já tenha demonstrado saber sobre o tópico, ou pode convidar um orador externo para uma visita à sua equipa, com histórias dos efeitos desta poluição no nosso ambiente e que ofereça conselho sobre as soluções mais eficientes. Pode até convidá-los a ver um filme, como o “Plastic Oceans”.
Encoraje bons hábitos
Se tiver orçamento, uma boa forma de dar o incentivo é oferecer itens reutilizáveis aos colaboradores, como garrafas de água, canecas de café, ou caixas para o almoço. Pode pôr o logo da empresa, inclusive. Em alternativa, pode oferecer estes materiais aos colaboradores no seu aniversário ou quando fizeram um bom trabalho.
Estes presentes são uma óptima forma de encorajar hábitos mais amigos do Ambiente entre as pessoas que não tiveram a motivação de comprar estes materiais, e apreciariam um incentivo.
Outro elemento no local de trabalho que vai impulsionar os bons hábitos são os contentores da reciclagem. Se a sua empresa ainda não os tem, pode comprá-los.
Materiais reutilizáveis nas cozinhas e cantinas
Os talheres e pratos de plástico estão a tornar-se obsoletos no local de trabalho e na sociedade. O plástico não desaparece. Estes objectos são chamados de “uso único”, porque são úteis durante minutos e, devido à própria natureza do plástico, demoram séculos a desintegrar-se, matando a vida animal, poluindo os oceanos e danificando os nossos ecossistemas.
Os recursos conseguidos pelas manufacturas, transportes e utensílios descartáveis não são convenientes. Grandes volumes são encontrados nos aterros ou escapam para o nosso ambiente, que pode ser prejudicial para nós.
Se optar pelos reutilizáveis, e providenciar espaços para a sua lavagem, reduz o uso e instala boas práticas na empresa.
Garanta a qualidade da água da torneira
As garrafas são o objecto mais encontrado nas praias. Mais de um milhão de garrafas de plástico são deitadas fora, por minuto, independentemente de se os países têm água da torneira segura ou não. Passe a mensagem que os colaboradores podem encher as garrafas as vezes que quiserem.
Reduzir o plástico do chá e do café
Pode ser impossível eliminar completamente o plástico dos nossos chás e cafés, mas este impacto pode ser minimizado. Pode procurar fornecedores que apresentem produtos em vidro e açúcar em sacos de papel.
Sabia que os sacos de chá têm plástico? Pode começar a comprar chá solto ou marcas mais sustentáveis. Quanto ao café, pode trocar as máquinas de cápsulas pelas que precisam dos próprios grãos, café solúvel em frascos de vidro. A Nespresso, por exemplo, também tem café servido pela WayCap, para reduzir o seu impacto.
Fora das máquinas, opte por canecas, como referido anteriormente, e colheres reutilizáveis. Se pensar em quantos copos de café são gastos durante o ano, pode concluir que os gastos para a empresa também serão reduzidos.
Trabalhe com os colaboradores para reduzir, em qualquer papel
As pessoas com mais atenção em como o plástico pode ser reduzido no local de trabalho são os colaboradores. Eles é que trabalham com os vários objectos, todos os dias. Depois de dados os incentivos, irão reparar ainda mais, por isso deve encorajá-los a dar ideias em como reduzir este material, em cada uma das suas funções.
Pode ter workshops de brainstorming, sessões com a equipa para saber a evolução de iniciativas, convidas colegas a dar ideias, ou mesmo nomear “campeões” da redução de plástico. Por exemplo, no Marketing e Organização de Eventos, incite os colaboradores a procurar alternativas aos balões (estes matam muitos animais quando acabam no mar), como as garrafas de água ou copos/canecas.
Inclua também os fornecedores
Como cliente, pode exigir mais dos fornecedores acerca da forma como os produtos são entregues. Na Era das redes sociais, muitas pessoas publicam imagens e mensagens negativas acerca dos “pacotes inúteis”, por isso as empresas podem colaborar com os fornecedores para passar uma mensagem positiva.
Pode informá-los das iniciativas acerca desta questão, que quer implementar na empresa, e pergunte se estes não têm alternativas, pedir para não utilizarem certos materiais e pedir antes pacotes recicláveis. Em cartão, por exemplo.
Partilhe os sucessos
Pode fazer uma campanha nas redes sociais bem sucedida, ao contar, no início, quanto plástico usa no local de trabalho e, à medida que o reduz, reportar ao público as mudanças positivas que fez. Estes “Antes e Depois” vão ser considerados um bom exemplo.