Como superar os desafios da época alta no sector da Hotelaria e Restauração em cinco passos

Com a chegada do Verão, o sector da Hotelaria e Restauração enfrenta acentuados desafios para dar resposta ao seu elevado fluxo de trabalho, que exige um maior esforço e capacidade por parte das empresas. Perante este contexto, é essencial que estas empresas estejam preparadas, o que exigirá um fortalecimento das suas equipas.

 

Neste sentido, a Manpower, revela cinco estratégias que as organizações na área da Hotelaria e Restauração devem adoptar, para poder atrair e fidelizar o talento que lhes permitirá dar resposta a estes desafios sazonais.1. Apostar em candidatos que procurem horários diferenciados: trabalhar no sector da Hotelaria e Restauração significa frequentemente trabalhar aos fins-de-semana, à noite, ou em turnos irregulares. Uma das melhores formas de atrair candidatos dispostos a trabalhar este tipo de horas é procurar candidatos que procurem horários part-time ou alternativos a uma outra actividade. É o caso, por exemplo dos estudantes universitários, que poderão querer aproveitar o actual período de férias para trabalhar e obter uma fonte de ingressos adicional.  

2. Investir na formação do talento interno: Apostar na formação e investir nos seus profissionais, para que desenvolvam as competências necessárias para este sector, deve ser um processo contínuo, de modo a conseguirem dar resposta ao pico verificado no Verão. Desta forma, será possível promover a evolução dos profissionais, retendo-os e garantindo uma preparação efectiva para estes momentos, ao mesmo tempo que a empresa demonstra que estes são vistos como uma mais-valia, reforçando a sua identificação com a organização e com este sector.

3. Rever o modelo de compensação e incluir incentivos e benefícios: Trabalhar no sector da hotelaria e restauração implica muitas vezes horários longos e um trabalho fisicamente exigente, tornando a atracção de candidatos ainda mais desafiante. Com a oferta de incentivos e benefícios, como refeições gratuitas durante os turnos ou descontos para os colaboradores e os seus familiares em refeições ou alojamento, os empregadores podem melhorar a sua proposta de valor, limitando o impacto em custos. Soluções digitais, como plataformas de gestão de incentivos, podem permitir às empresas dar um passo mais na entrega de valor para os colaboradores, ampliando o conjunto de benefícios aos quais estes podem aceder.

4. Criar uma cultura corporativa positiva: Embora o salário continue a ser um dos principais factores valorizados pelos candidatos, o alinhamento com a cultura de empresa assume hoje uma importância crescente, especialmente junto das gerações mais jovens. Esta realidade é também visível no sector da Restauração e Hotelaria, com os trabalhadores a quererem fazer parte de uma cultura empresarial de que se orgulhem e onde se sintam valorizados e apoiados.

Assim, os empregadores deste sector devem apostar numa comunicação clara com os seus trabalhadores, procurando conhecer as suas expectativas e comunicando claramente sobre as condições de trabalho, como horários e turnos, bem como as oportunidades de progressão de carreira. Ao mesmo tempo, devem promover um contexto de confiança, que permita aos colaboradores apresentar problemas ou dificuldades às suas lideranças e poderem propor ideias e sugestões de melhoria. Uma cultura corporativa transparente contribui para um ambiente mais positivo, onde todos se sentem valorizados.

5. Pensar em mudar os métodos e canais de recrutamento: Uma alteração nos canais de recrutamento pode permitir identificar novas fontes de talento, mais efectivas do que as actuais. Se costuma anunciar as ofertas de emprego numa determinada plataforma, experimente em plataformas alternativas ou canais de redes sociais, como Facebook ou Instagram, para chegar a novas bases de talento. Pode igualmente lançar um programa de referenciação junto dos seus actuais colaboradores. Estes programas podem ajudar a reduzir significativamente o tempo e o custo do recrutamento e tendem a promover candidatos com um maior alinhamento com a cultura da empresa, e por isso com maior probabilidade de permanecerem na função durante mais tempo.

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