Como um Bootcamp de Programação pode ajudar a resolver a escassez de talentos na área de TI
O setor das TI – Tecnologias de Informação (ou IT – Information Technology, no original em Inglês) tem vindo a passar por significativas dificuldades no que à falta de profissionais nos últimos anos diz respeito.
Esta carência constitui um grande motivo de preocupação para empresas e negócios de todo o mundo, tendo em conta que a procura por profissionais altamente qualificados nas várias áreas das TI não para de aumentar.
A título de exemplo, o Bootcamp de Programação (ou Web Developer Bootcamp) da Wild Code School proporciona uma solução inovadora para este problema através da oferta de um programa de aprendizagem intensivo que mune aspirantes a Web Developer com todas as competências técnicas e interpessoais (ou soft skills) necessárias ao exercício destas funções.
É com base neste panorama que, ao longo deste artigo, exploraremos as diversas formas como um Bootcamp de Programação pode, então, ajudar a resolver esta situação.
A escassez de profissionais de TI: uma crescente preocupação
O setor das TI vê-se presentemente confrontado com uma insuficiência no número de profissionais contratados, considerando que são múltiplas as vagas que ficam por preencher.
De acordo com o «Relatório de Empregabilidade» da Wild Code School para 2022, mais concretamente, registaram-se nesse ano mais de um milhão de vagas em TI por toda a Europa que não foram ocupadas. Estima-se que este vazio aumente gradualmente, uma vez que as previsões apontam para um crescimento anual da procura por profissionais do setor na ordem dos 3%.
Por conseguinte, é perfeitamente natural que tanto empresas como negócios se vejam a braços com a tentativa de suprir esta falha através de candidatos devidamente qualificados para os diversos cargos que as TI compreendem, algo que se traduz em projetos atrasados e no aumento de custos operacionais.
O contributo dos Bootcamps de Programação para a resolução do problema
Os Bootcamps de Programação já provaram ser uma solução prática e eficiente no que concerne a falta de profissionais de TI – estes programas intensivos de curta duração são concebidos para atribuírem aos seus alunos todas as competências e ferramentas necessárias para serem bem-sucedidos no setor.
Por exemplo, o Web Developer Bootcamp da Wild Code School dispõe de uma oferta curricular com uma duração total de três meses que se foca em linguagens, ferramentas e frameworks de Programação, a par do desenvolvimento de competências transversais.
Uma vez concluído o Bootcamp, os diplomados da instituição encontram-se mais do que preparados para entrarem no mercado de trabalho e contribuírem para a supressão da falta de profissionais de TI qualificados.
● Aprendizagem intensiva e desenvolvimento de competências
Uma das principais vantagens dos Bootcamps de Programação reside precisamente nas supramencionadas capacidades, ou seja, em apenas alguns meses, os alunos destes programas adquirem aptidões nucleares que levariam anos a dominar através de um percurso académico convencional.
É esta abordagem intensiva ao panorama ensino/aprendizagem que permite aos alunos que passam por estes cursos uma entrada veloz na população ativa, resultando, por conseguinte, no rápido preenchimento de vagas no setor das TI.
● Uma experiência prática e empírica
Os Bootcamps de Programação sublinham a importância de uma experiência que permita aos alunos desenvolver os seus recém-adquiridos conhecimentos em projetos em contexto real de mercado, algo que não só ajuda à consolidação da sua aprendizagem, mas também a tornar o seu currículo muito mais atrativo a potenciais entidades empregadoras que valorizam os candidatos com os portefólios mais enriquecidos.
● Uma oferta curricular alinhada com as exigências do setor
Os programas à semelhança do Web Developer Bootcamp da Wild Code School são constantemente atualizados de forma a corresponderem às necessidades e expectativas profissionais da área das TI.
Isto significa que, como dizíamos anteriormente, os alunos aprendem as mais relevantes linguagens, ferramentas e frameworks de Programação, de modo a que se encontrem capacitados para também eles responderem às exigências do mercado de trabalho.
● Elevadas taxas de empregabilidade
Os Bootcamps de Programação registam anualmente impressionantes taxas de empregabilidade, o que acaba por comprovar a sua eficácia na formação de profissionais de TI altamente qualificados – isto porque os Bootcamps de Programação vão além do ensino técnico da profissão e disponibilizam uma equipa de career specialists que auxiliam os alunos a encontrar o primeiro emprego.
De acordo com o «Relatório de Empregabilidade» da Wild Code School para 2022, 92% dos indivíduos certificados por aquela instituição encontraram emprego num espaço de seis meses após iniciarem a sua formação. São fastigiosas taxas de colocação como esta que destacam o contributo destes programas para a redução do número de vagas a ocupar em TI.
O Web Developer Bootcamp da Wild Code School: uma história de sucesso
Este programa é exemplar no que ao preenchimento de vagas em TI diz respeito. Trata-se de um curso intensivo com uma duração total de três meses que aprofunda conteúdos fundamentais como linguagens (JavaScript, HTML, CSS, etc.) e frameworks (React, Node.js, etc.) de Programação, para além de providenciar aos seus alunos a possibilidade de os mesmos se debruçarem sobre projetos em contexto real de mercado, garantindo, assim, que todos estão preparados para enfrentar os desafios que surgirão mais à frente, em contexto profissional.
● Aprendizagem personalizada
O Web Developer Bootcamp da Wild Code School oferece uma aprendizagem talhada para cada um dos seus estudantes, de modo a responder às suas necessidades individuais. Através de uma combinação de mentoria, projetos coletivos e revisões de código, os alunos recebem todo o apoio de que precisam para serem bem-sucedidos na conclusão do programa.
● Oportunidades de colaboração
A frequência de um Bootcamp de Programação fornece aos seus alunos a possibilidade de manterem múltiplos contactos com uma rede virtual de colegas, instrutores e profissionais do setor de todo o mundo, o que lhes permite encontrar numerosas oportunidades de progressão na carreira.
● Apoio e aconselhamento profissionais
A Wild Code School coloca à disposição dos seus alunos e ex-alunos serviços de apoio e aconselhamento profissionais abrangentes que duram até um ano após a conclusão do curso. Desde a preparação de entrevistas ao desenvolvimento de soft skills e assistência na procura de emprego, a instituição certifica-se de que os seus alunos usufruem de todos os recursos necessários à sua colocação no mercado de trabalho no setor das TI.
Em resumo
A escassez de profissionais de TI é uma fonte de preocupação constante para empresas e negócios em todo o mundo, pelo que, à medida que a procura por indivíduos altamente qualificados aumenta, também a oferta deve incrementar paralelamente através da aplicação de soluções inovadoras que colmatem este problema.
Bootcamps de Programação como o da Wild Code School constituem uma forma eficaz de suprir esta falha no mercado de trabalho através da oferta de uma aprendizagem prática e intensiva baseada numa oferta curricular alinhada com as exigências do setor das TI.
Ao formarem indivíduos preparados para preencherem as múltiplas vagas disponíveis na área, estes cursos são a solução ideal para que a escassez de profissionais de TI chegue ao fim e o desenvolvimento e sucesso do setor continuem em ascensão.