Como utilizar a Inteligência Artificial na saúde (com benefícios para profissionais e pacientes)
Numa altura em que as tecnologias digitais têm ganho preponderância na resposta do sector da saúde, o EIT Health vai dinamizar, a 17 de Dezembro, a conferência digital “Inteligência Artificial em Saúde: uma perspectiva de Portugal”, trazendo ao debate a perspetiva Europeia da rede.
O objectivo passa por perceber e discutir o estado da adopção de tecnologia digital – e da inteligência artificial em concreto – na área da saúde e no dia-a-dia dos seus profissionais.
O combate à pandemia do COVID-19, durante 2020, tem chamado à acção na área da saúde muitas soluções tecnológicas digitais, procurando dar resposta às limitações de recursos humanos e à necessidade de trazer os cuidados de saúde à casa dos cidadãos. Em particular, a Inteligência Artificial (IA) tem tido particular destaque, com aplicações deste o rastreamento, análise de imagem, e planeamento de recursos hospitalares a verem um interesse e adoção reforçadas durante este ano, e perspetiva-se que continuem a ser ferramentas essenciais de profissionais e cidadãos, mesmo num contexto pós-pandemia.
Em Agosto deste ano, o relatório do EIT Health, em parceria com a McKinsey & Company, referia que “a IA permite facilitar a automação de tarefas rotineiras, que actualmente ocupam 70% do trabalho administrativo dos profissionais de saúde”. Uma das conclusões deste relatório mostra que, com a IA, é, assim, possível libertar mais tempo para o contacto com pacientes.
O evento digital decorre a partir das 14h30, no dia 17 de dezembro (hora de Lisboa). As inscrições (gratuitas) estão abertas na plataforma de eventos digitais Hopin, onde, para além de acompanhar as sessões, será possível interagir com os outros participantes e conhecer um conjunto de projectos de Inteligência Artificial na área da saúde, desenvolvidos pelos parceiros do EIT Health em Portugal.