Compromisso da Sonae MC para um uso responsável dos plásticos foi destacado a nível internacional

O compromisso da Sonae MC para um uso responsável dos plásticos é destacado, no âmbito do reporte ao Global Commitment da Ellen MacArthur Foundation, com um desempenho que coloca a companhia entre os melhores retalhistas na matéria.

 

Em 2019, a Sonae MC tornou-se no primeiro retalhista português a associar-se ao New Plastics Economy Global Commitment, juntando-se a um conjunto de entidades de diferentes sectores, que partilham uma visão comum para uma economia circular do plástico. Desde então, a Sonae MC reporta anualmente o seu progresso em relação às ambiciosas metas que definiu para as suas embalagens de plástico e com as quais está profundamente comprometida, nomeadamente, assegurar que até 2025 as suas embalagens de marca própria são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.

O relatório confirma que a empresa portuguesa teve uma evolução positiva face a 2019 e um desempenho acima da média do retalho, quando comparado com signatários de todo o mundo e do seu sector: de acordo com os critérios da Ellen MacArthur Foundation, a Sonae MC é o terceiro retalhista com maior percentagem de embalagens efectivamente reutilizadas, recicláveis ou compostáveis, registando uma melhoria de aproximadamente 4 p.p. face a 2019, ficando igualmente acima da média do sector na incorporação de plástico reciclado.

A iniciativa New Plastics Economy da Ellen MacArthur Foundation conta com a colaboração do  Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e é assinada por mais de 500 organizações mundiais que partilham a mesma visão de que o plástico não se transforme em desperdício. Apontando possíveis soluções, este compromisso, criado em Outubro de 2018, serve de base à definição de metas concretas adaptadas à realidade de cada parceiro, de acordo com um objectivo comum: antecipar para 2025 as metas europeias estabelecidas para 2030. De uma forma faseada, as principais metas deste compromisso global são eliminar os objectos de plástico desnecessários, redesenhar as embalagens, apostar na inovação para que todo o plástico possa ser reutilizável, reciclável ou compostável, e assegurar que todo o plástico que usamos é utilizado de forma circular e dissociado do consumo de recursos finitos.

Mariana Pereira da Silva, directora de Sustentabilidade da Sonae MC, afirma: «Este desempenho reflecte o compromisso e foco da Sonae MC na promoção de uma economia circular para o plástico. No âmbito da nossa Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos as nossas equipas têm vindo a trabalhar de forma consistente e alargada com os nossos parceiros na procura e desenvolvimento de soluções que assegurem a reciclabilidade das nossas embalagens de plástico, a eliminação do uso desnecessário de recursos e a incorporação de matéria prima reciclada sempre que possível. De forma a potenciarmos a reciclagem efetiva das nossas embalagens temos vindo a sensibilizar os nossos clientes para a temática, nomeadamente através da iconografia da reciclagem que ilustra de forma simples os procedimentos que deverão ser adotados pelo consumidor. Complementarmente continuamos a trabalhar com a indústria no desenvolvimento de soluções inovadoras para as embalagens que actualmente ainda não têm uma alternativa viável e com os demais operadores para melhorar os sistemas de triagem e reciclagem. A alteração para um modelo circular implica uma alteração sistémica que só será bem-sucedida com a mobilização de todo o sector».

Ler Mais