Comunicou a sua saída da empresa, mas o chefe não concorda e quer que fique? Veja o que fazer

Ao comunicar a saída da empresa, o seu gestor pode perceber o importante papel que desempenha na equipa e pedir-lhe que fique. Podem oferecer-lhe um pagamento adicional, benefícios ou uma promoção para o convencer a desistir de sair. Se está a pensar deixar o seu cargo actual ou se o seu gestor já lhe pediu para ficar, aprender mais sobre as abordagens que pode adoptar para esta situação pode ser benéfico. A Indeed partilha medidas a adoptar neste cenário.

Se se despedir, o seu chefe poderá pedir-lhe que permaneça na empresa. Nove medidas a tomar quando a chefia lhe pede para ficar:

  1. Seja cordial e mantenha a mente aberta

A chefia pode dar-lhe motivos para permanecer no seu cargo actual ou na empresa. Embora já planeie mudar para uma nova organização, é importante ouvir o seu gestor e ser respeitoso. Estabeleça contacto visual, sorria educadamente e mostre que está a ouvir atentamente.

  1. Dê uma explicação básica para a sua decisão

Embora seja melhor não explicar demasiado a sua decisão de mudar de carreira, pode ser útil dar uma explicação simples para essa escolha. Isto pode ajudar a dar contexto à chefia e, ao mesmo tempo, proteger a sua privacidade. Por exemplo, uma mudança de morada ou no foco na carreira podem ser explicações básicas para a sua saída. Por exemplo, em vez de dizer “Senti que não podia crescer aqui”, diga “Decidi exercer uma função na qual sinto que posso desenvolver as minhas capacidades”.

  1. Disponibilize-se para ajudar na transição

Oferecer ajuda na transição pode ser uma excelente forma de mostrar o seu profissionalismo e manter relações sólidas com os colegas. Também pode ajudá-lo a redireccionar a conversa e a expressar o seu interesse em focar-se no futuro. Por exemplo, pode disponibilizar-se para dar formação ao seu substituto ou criar materiais para o ajudar a assumir a nova função.

  1. Mantenha os limites profissionais

Antes de abordar a sua saída com o seu gestor, reserve um momento para analisar os seus limites profissionais. É importante saber o que pretende debater e o que pretende manter em segredo. Durante a reunião, preste atenção à conversa e deixe claro os seus limites para o que pretende partilhar. Por exemplo, o seu superior pode perguntar-lhe o que pode oferecer para o incentivar a ficar. Aí pode aproveitar a oportunidade para se concentrar no futuro e evitar partilhar informações adicionais. Algumas frases possíveis incluem: “Estou entusiasmado por ajudar a preparar o novo gestor de contabilidade!”, “Obrigado por cada oportunidade. Estou grato pelo meu crescimento aqui.”, “Não estou interessado em debater o tema, mas estou confortável para falar sobre os próximos passos para a minha saída”.

  1. Follow-up da reunião para agradecimento

É importante agradecer ao superior pelo seu tempo e apoio, mas uma reunião sobre a sua saída pode não ser o melhor momento. Enviar um follow-up de agradecimento após a reunião com a chefia pode ser mais apropriado. Por exemplo, considere enviar uma nota escrita ou uma pequena lembrança para agradecer a compreensão e o apoio.

  1. Ouça a sua intuição

Ao pedir-lhe que fique, o seu gestor poderá oferecer-lhe benefícios adicionais, uma promoção ou uma remuneração melhor para o incentivar. É importante ouvir o seu instinto, pois pode orientá-lo a tomar a melhor decisão para si. Certamente existem motivos válidos para ter decidido sair e lembrar-se deles pode ajudar a determinar se é boa ideia permanecer na empresa. Não é aconselhável ficar depois de se demitir, pois pode deixar os gestores inseguros quanto ao seu compromisso com a empresa e atrasar o seu crescimento profissional.

  1. Reserve tempo para pensar na nova proposta

Se o seu superior insistir em oferecer vantagens adicionais para o incentivar a manter-se no cargo, evite concordar logo com os novos termos. Mesmo que não pretenda aceitar a oferta, peça tempo para pensar no assunto. Isto pode ajudá-lo a evitar precipitações. Considere reservar um ou dois dias para pensar na proposta antes de responder, para garantir que compreende o que pretende.

  1. Evite divulgar o novo salário

O seu gestor pode perguntar sobre a remuneração na nova função. São informações sobre as quais pode não sentir-se confortável a partilhar e, geralmente, é melhor evitar divulgá-las. O superior pode utilizar essa informação para oferecer uma remuneração suficiente para superar a nova função, mas inferior à que estariam dispostos a pagar no geral.

  1. Seja firme na sua decisão

Se sabe que quer mudar para um novo emprego, é importante ser firme na sua posição. O seu gestor pode pedir-lhe que fique para beneficiar a organização, mas mudar para uma nova função ou sair pode melhorar a sua vida pessoal e profissional. Peça à chefia para respeitar a sua decisão, mantendo um tom respeitoso e cordial.

Ler Mais