Concurso de acesso ao ensino superior começa hoje. Dois cursos com as médias mais altas têm mais vagas disponíveis

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público para 2024/2025 tem início hoje com 54 601 vagas, mais 290 face ao ano lectivo anterior, às quais se somam as 712 destinadas ao concurso local, o que totaliza 55 313 vagas, anunciou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação.

 

No entanto, «incluindo ainda vagas para concursos locais artísticos, candidatos maiores de 23 anos, estudantes internacionais, titulares de cursos superiores e pós-secundários, situações de mudança de curso, diplomados de vias profissionalizantes, ingresso em Medicina por licenciados, regimes especiais e ainda as vagas para ensino à distância», o número total de vagas para o ano lectivo de 2024/25 é de 78 158. A este número juntam-se ainda as vagas do Ensino Superior privado.

Dos cursos com as médias de entrada mais elevadas do país, dois deles viram o número de vagas disponíveis aumentar.

Para Medicina estão disponíveis 1863 vagas, mais 145 vagas em relação ao ano passado. Só na Universidade de Aveiro, há mais 40 vagas para este curso e a Universidade Católica anuncia 50. A Universidade de Coimbra, que abriu mais oito lugares, passa a oferecer 268 vagas, e a Universidade da Beira Interior, na Covilhã, conta com mais cinco vagas, atingindo as 150.

No caso da Engenharia Aeroespacial, houve um aumento de 35 vagas face ao ano passado, passando a estar disponíveis 246 vagas em quatro universidades públicas do país. Na Universidade do Porto são 30 vagas e na Universidade de Aveiro, que no ano passado disponibilizava 45 vagas, aumentou o número para 50 este ano. UO Instituto Superior Técnico, onde foi criada, em 1991, a primeira licenciatura do país em Engenharia Aeroespacial, conta este ano com 135 vagas.

Em Coimbra, o acréscimo na oferta acontece no curso de Biologia Marinha, que sobe 40 vagas face ao ano passado.

No ensino superior à distância, são 2 772 as vagas disponíveis, entre universidades e institutos superiores públicos e privados, a maioria das quais na Universidade Aberta.

As candidaturas à primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior devem ser apresentadas, até 5 de Agosto, no portal da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Ler Mais