Confiança empresarial na Alemanha cai em Outubro para mínimo desde Maio de 2020

A confiança empresarial na Alemanha caiu ligeiramente em Outubro, para o nível mais baixo desde Maio de 2020, porque as empresas estão preocupadas com o facto de «a economia alemã estar a enfrentar um inverno difícil», foi anunciado.

 

O índice de confiança empresarial do instituto de investigação económica alemão (ifo) na Alemanha caiu para 84,3 pontos em Outubro, contra 84,4 pontos em Setembro.

As empresas estão menos satisfeitas com a sua situação actual, embora as suas expectativas para os próximos seis meses tenham melhorado.

Contudo, as empresas «estão preocupadas com os próximos meses» porque «a economia alemã está a enfrentar um inverno difícil», disse o presidente do ifo, Clemens Fuest.

No sector fabril, a confiança empresarial diminuiu porque as expectativas são mais pessimistas à medida que cada vez menos novas encomendas são feitas, apesar de neste momento estarem completas.

A utilização da capacidade caiu de 85,3% para 84,6%.

A confiança das empresas melhorou um pouco no sector dos serviços e no sector retalhista aumentou à medida que a avaliação da situação actual melhorou ligeiramente.

Mas as expectativas do comércio retalhista continuam a ser sombrias. No sector da construção, a confiança empresarial voltou a cair.

A avaliação das empresas de construção sobre a situação actual caiu para o nível mais baixo desde Janeiro de 2016, as expectativas deterioraram-se ainda mais e as carteiras de encomendas diminuíram.

Ler Mais