Conheça a personalidade dos animais e descubra que animal é você

Os processos de selecção costumam esconder algumas surpresas. Uma delas é a clássica pergunta: “Se você fosse um bicho, qual seria e por quê?”. Sabe qual é a melhor resposta?

Este tipo de perguntas são cada vez mais frequentes e visam tirar o profissional de sua zona de conforto para ajudar o entrevistador a traçar o seu perfil. Por isso, é bom ter em mente que mais importante do que a escolha do bicho em si, é a argumentação que será dada para justificar a razão pela qual aquele animal o representa.

Leão, tigre, onça ou outro grande felino
+ Liderança, coragem e autoconfiança
– Impõe suas ideias e não aceita ser liderado

Contra-argumentação: Como agiria se tivesse que ser liderado tendo de acatar o ponto de vista de outro profissional que você considera estar abaixo de si?

Dica para resposta: Esclareça que tenta equilibrar os pontos positivos com a capacidade de trabalhar bem em equipa, discutindo harmoniosamente e entendendo o ponto de vista dos outros colaboradores.

 

Águia, falcão, gavião ou outra grande ave
+ Força, independência, adaptabilidade e foco
– Quer ser livre e tem dificuldade em seguir regras

Contra-argumentação: Como agiria dentro de uma empresa que possui um conjunto de regras claras e que devem ser seguidas?

Dica para resposta: Mostre que procura compreender os valores e as premissas da empresa e quais são os seus limites dentro dela, criando estratégias de actuação.

Cão
+ Inteligência, perseverança e trabalho em equipa
– Dificuldade de liderança e demasiada obediência

Contra-argumentação: Como agiria numa situação em que tivesse que tomar a liderança de um projecto e delegar actividades noutros?

Dica para resposta: Esclareça que tenta trabalhar a capacidade de liderar delegando tarefas, procurando sempre explanar as suas opiniões, ouvindo e considerando, de forma equilibrada, a dos seus colegas.

Cavalo
+ Inteligência e perseverança
– Segue ordens cegamente e não se importa em ter mais trabalho que os outros

Contra-argumentação: Como agiria numa situação onde tivesse que dar ordens e sobrecarregar outro membro da equipa para que o resultado fosse alcançado?

Dica para resposta: Demonstre que, como sabe o que é carregar um fardo, também é capaz de delegar tarefas de forma mais assertiva e justa.

Gato
+ Inteligência, flexibilidade e persuasão
– Desejo por atenção e tem dificuldade em ser cordial

Contra-argumentação: Como você lida com os pontos negativos no seu perfil profissional?

Dica para resposta: Explique a sua capacidade de canalizar o primeiro ponto negativo para momentos em que ele se torna necessário, como apresentações ou vendas. Mostre cordialidade e cite momentos da carreira que demonstrem o quanto se dá bem com colegas de trabalho.

Abelha ou formiga
+ Resistência, trabalho em equipa e agilidade
– Pode ser ríspido, e tem dois extremos: submisso ou autoritário

Contra-argumentação: Como lida com colegas de trabalho e superiores que lhe provocam o desejo de dar uma ferroada?

Dica para resposta: Destaque que não tem problemas de relacionamento e nem é autoritário, apenas tem perfil de líder e, se for o caso, que não é submisso, mas sim disciplinado.

Tartaruga
+ Resistência, perseverança e adaptabilidade
– Lentidão

Contra-argumentação: Este animal tem como característica ser lento e preguiçoso. Como lida com esses pontos no seu perfil profissional?

Dica para resposta: Destaque que sua principal característica não é a lentidão, e sim a calma, e que isto lhe permite actuar com precisão nas suas tarefas.

Cobra
+ Inovação, foco e adaptabilidade
– Traiçoeiro

Contra-argumentação: Este animal tem como característica ser venenoso e traiçoeiro. Como lida com esses pontos no seu perfil profissional?

Dica para resposta: Esclareça que usa o ponto negativo de forma positiva, como, por exemplo, surpreendendo sempre os colegas de trabalho.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...