São estes os seis principais obstáculos que as startups enfrentam na procura de investidores

Encontrar os primeiros investidores é uma etapa crucial para as startups, mas requer a superação de vários obstáculos ao longo do caminho. A EIT Health, rede de inovação em saúde da Europa, investigou os principais obstáculos que as startups encontram durante esta fase crítica.

 

Existem vários contratempos que as startups podem encontrar na sua procura por investidores, mas também existem soluções. Os insights fornecidos baseiam-se na experiência de Tamás Békási, director de criação de negócios da EIT Health na região RIS, um grupo de 13 países que investem fortemente em termos de inovação.

 

Aqui ficam eles:

Preparação cultural: As startups muitas vezes carecem de formação cultural para trabalhar com investidores institucionais. Muitos fundadores vêm de um ambiente de amigos e familiares, onde prevalecem hierarquias flexíveis.

No entanto, quando essas equipas inexperientes e muitas vezes jovens interagem com profissionais de negócios experientes, é necessária uma mentalidade diferente. Segundo Tamás Békási, «as startups devem aprender a colaborar e entender as expectativas dos investidores. É crucial perceber que os investidores não são lobos cruéis nem anjos altruístas; eles são indivíduos voltados para os negócios.»

 

Escolher o investidor certo: Segundo Tamás Békási, seleccionar o primeiro investidor é como entrar num casamento. Na melhor das hipóteses, a parceria dura toda a vida. No entanto, se a correspondência não for compatível, pode resultar numa separação dolorosa e potencialmente prejudicial.

As startups já estão num estado frágil e passar por uma separação pode aumentar ainda mais a tensão, levando potencialmente ao fim da empresa. Assim, é essencial escolher cuidadosamente os investidores que se alinham com os objectivos, valores e visão de longo prazo da startup.

 

Desfazer equívocos: Muitas startups acreditam erroneamente que têm todas as cartas e que todos devem lutar a seu favor porque são «um projecto especial». Por outro lado, os investidores também caem ocasionalmente na armadilha de acreditar que o seu dinheiro lhes garante o controlo absoluto. «Na realidade, é um relacionamento colaborativo em que ambas as partes competem pelo benefício uma da outra. As startups têm o privilégio de seleccionar os seus parceiros, mas também devem reconhecer o valor que os investidores trazem para a mesa», sublinha Tamás Békási.

 

Investimentos Estratégicos: Investir sem uma estratégia clara pode sair caro. Algumas startups veem os investidores como uma maneira fácil de ganhar dinheiro. Depois de um evento de apresentação bem-sucedido, os investidores podem abordá-los com uma oferta atraente, mas pode acabar sendo um negócio único que não se alinha com os planos de longo prazo da empresa.

De acordo com o director de Criação de Negócios do EIT Health, é crucial avaliar cuidadosamente as propostas de investimento e garantir que estejam alinhadas com os objectivos estratégicos.

 

Subestimar ou sobrevalorizar a empresa: As startups geralmente enfrentam decisões difíceis ao avaliar a sua empresa. Podem vender uma participação significativa por um pequeno investimento porque precisam desesperadamente do dinheiro.

No entanto, podem não considerar as consequências para as rodadas de financiamento subsequentes, nas quais teriam de abrir mão de ainda mais património. Por outro lado, definir a avaliação muito alta na primeira rodada pode dificultar a atracção de investidores adicionais capazes ou dispostos a emitir cheques altos. Encontrar o equilíbrio certo é crucial.

 

Reputação do investidor: A reputação de um investidor pode afetar os futuros esforços de angariação de fundos de uma startup. «Se um investidor tem uma reputação fraca ou é conhecido por ser difícil de trabalhar, isso pode impedir os investidores subsequentes de participar de rodadas de financiamento posteriores, pois eles devem entrar num acordo de distribuição entre si. Embora o investidor de primeira linha seja muitas vezes crítico para a sobrevivência, é importante considerar as implicações mais amplas de sua reputação», destaca Tamás Békási.

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