Conhece a regra dos “quatro Is”? Certifique-se de que a segue na sua empresa

«A cultura não é uma iniciativa. A cultura é o facilitador de todas as iniciativas.» Quem o diz é Larry Senn, especialista em liderança e cultura empresarial. Os valores por trás da cultura são o grande motor da organização e podem resumir-se a quatro “Is”: instinto, integridade, intensidade e inclusão, avança a Fast Company.

Cada uma dessas palavras contém uma lição e contribui de forma específica para a cultura da empresa. Veja como cultivar os valores de liderança que eles representam

Instinto

Tanto na vida como nos negócios, ninguém vai aparecer e expor abertamente os seus problemas; por isso é fundamental aprimorar os instintos para antecipar esses problemas. Esta é uma competência especialmente crítica para os líderes empresariais: a concorrência é feroz, surgem diariamente novos produtos e serviços e os clientes não estão totalmente conscientes da dimensão dos seus problemas (ou de quais serão no futuro próximo).

Desenvolver esses instintos requer tempo e experienciar sucessos e fracassos como resultado de decisões. Se os líderes tiverem a capacidade de fazer perguntas difíceis e não temerem as respostas, serão capazes de obter insights significativos e fortalecer as suas capacidades de tomada de decisão.

Integridade

Enquanto líder empresarial, ter um alto nível de integridade é vital para manter a confiança dos clientes e dos colaboradores. Frequentemente, alguns líderes desviam-se quando vão por atalhos e são recompensados ​​por isso, geralmente em cenários de hipercrescimento. Isso faz com que pareça aceitável repetir esse comportamento, o que inevitavelmente levará à sua queda. Como diz a expressão: “pode enganar uma pessoa por muito tempo, algumas por algum tempo, mas não consegue enganar todas por todo o tempo”.

A melhor forma de manter um alto padrão de integridade de liderança é cercar-se de pessoas que tenham valores semelhantes e responsabilizar os outros. Além disso, os líderes devem permanecer abertos a críticas. Uma maneira de o fazer é perguntar regularmente aos clientes e colaboradores – mesmo os satisfeitos – como podem as experiências ser melhoradas.

Intensidade

É preciso haver um sentido intenso de paixão, premência e accountability para impulsionar a missão da empresa. No geral, ocorre naturalmente nos primeiros tempos, mas pode ser difícil manter após vários anos de sucesso e objectivos atingidos.

Por isso é tão importante os líderes desafiarem as suas equipas continuamente para as manter envolvidas. Os líderes devem estar sempre curiosos e abertos a novas oportunidades e inspirar-se em exemplos de sucesso.

Inclusão

Pode ser fácil para as empresas caírem na armadilha de contratar apenas pessoas que conhecem. Mas se não recorrerem a um conjunto de talentos maior e mais diversificado, as empresas não estarão a prestar um bom serviço a si mesmas e aos seus colaboradores. Priorizar a inclusão é fundamental para a diversidade de pensamento e para ultrapassar os limites do que é possível. A contratação de pessoas com experiências semelhantes limita as empresas ao crescimento apenas linear; a contratação de diversas origens permite um crescimento exponencial.

O valor da cultura empresarial que abraça a inclusão vai além da simples contratação: trata-se também de envolver a comunidade para obter perspectivas sobre os tipos de desafios que enfrentam. Inclusão é considerar o “bem maior” e não apenas atender às necessidades de pessoas com quem se identifica.

 

Embora cada empresa seja diferente, todas podem beneficiar do fortalecimento dos valores por trás dos “quatro Is”. O cenário actual é desafiador, ter uma cultura empresarial forte e saudável pode mitigar alguns desafios e deve estar no topo da lista de prioridades de todos os líderes.

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