Conhecidas cadeias de restauração em Espanha deixam alerta. “Pagamos melhor mas não encontramos trabalhadores”

A Marcas de Restauración, associação espanhola que reúne as grandes cadeias de restaurantes, como McDonald’s, Burger King, Telepizza, 100 Montaditos, entre outras, alertou para uma «crescente dificuldade em atrair e reter talento», noticia o El economista.

Segundo os resultados de um estudo da Circana e KPMG, 87% dos grupos tiveram dificuldades em recrutar novos colaboradores no último ano e cerca de 81% sofre ainda de problemas de absentismo, com rácios que chegam a ultrapassar 10% em 30% das empresas. As taxas de rotatividade ultrapassam os 20% em quase seis em cada dez empresas.

Adriana Bonezzi, directora geral da Marcas de Restauración, salienta que «é um desafio que deve ser enfrentado em conjunto, mas representa também uma oportunidade única para inovar e apostar no desenvolvimento de planos de carreira que permitam desenvolver o potencial dos colaboradores».

Bonezzi realça que o sector tem uma posição de destaque como gerador de emprego, mas lembra também que está especialmente exposto a alterações na legislação laboral. «Na Marcas de Restauración estamos empenhados em liderar e promover, em conjunto com as instituições, todas as medidas necessárias para inverter esta situação», sublinhou o director-geral da associação. Ainda para mais quando 74% das empresas pretende aumentar o número de trabalhadores.

A organização, que integra 49 empresas com mais de 170 marcas, representando um volume de negócios anual de 8,1 mil milhões de euros e 200 mil colaboradores, junta-se aos alertas para a falta de recursos humanos lançados nas últimas semanas por outras organizações como as de empresas de distribuição, por exemplo. Bruno González, vice-presidente económico da Marcas de Restauración e director-geral da Grosso Napoletano, tem vindo a insistir para «fazer as coisas muito bem e nesse sentido as marcas pagam melhor e oferecem melhores planos de conciliação e desenvolvimento profissional» face ao resto do canal Horeca.

Os espanhóis aumentaram a despesa em restauração em 2,4% nos últimos doze meses, atingindo agora os 42.209 milhões de euros. De acordo com o relatório, 39% das empresas inquiridas têm uma percepção positiva sobre a situação do sector em 2024 e nove em cada dez empresas esperam fechar o ano com um aumento das vendas.

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