Consórcio liderado por empresa portuguesa anuncia projecto para produzir hidrogénio em Sines e vai criar mais de 200 empregos

A empresa portuguesa de gestão de projetos Madoqua Renewables assina no próximo dia 22 de Abril, um acordo de parceria com a empresa neerlandesa Power2X e com a gestora de fundos dinamarquesa Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) para construir o MadoquaPower2X, um projecto de escala industrial no valor de 1000 milhões de euros destinado à produção de hidrogénio e amónia verdes em Sines.

 

Localizado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), o MadoquaPower2X irá criar, durante a primeira fase, cerca de 200 postos de trabalho e mais de mil empregos directos e indirectos ao longo da vida do projecto.

O MadoquaPower2X irá usar energia renovável e unidades AWE (eletrólise de água alcalina) com uma potência de 500 MW para produzir todos os anos 50 mil toneladas de hidrogénio verde e 500 mil toneladas de amónia verde, e inclui a possibilidade de aquisição de hidrogénio produzido por terceiros.

O projecto irá reduzir emissões de CO2 até 600.000 toneladas por ano, das quais 400.000 toneladas através da produção de hidrogénio verde.

O hidrogénio produzido no âmbito deste projecto poderá ser usado pela indústria local, transportado pelo gasoduto de hidrogénio de Sines actualmente a ser desenvolvido pela REN, integrado na rede de gás natural já existente ou processado para a criação de amónia verde para exportação a partir do terminal do porto de Sines.

Ler Mais