Contacto com a natureza aumenta criatividade (em 27%). E pode ser usado para combater o stress e ansiedade dos seus colaboradores. Saiba como

Um estudo, publicado na revista científica Urban Forestry and Urban Greening, revela que a Forest Therapy aumenta a criatividade. O teste foi feito com os participantes de um workshop de Forest Therapy, de três dias de duração, e revelou que estes exibiram um aumento de 27% no desempenho criativo, um aumento ao nível das emoções positivas e uma diminuição das emoções negativas.

 

Foi em 1980 que nasceu o shinrin-yoku, expressão japonesa que se traduz, literalmente, por “banho na floresta” e que surge para ajudar a combater o cansaço e o stress associados a uma vida acelerada, através de um convite a desacelerar e a fazer uma ligação a todos os sentidos, o que permite uma conexão com a natureza e com todo o nosso ser.

Desde então, deixou de ser um exclusivo da nação nipónica para se espalhar um pouco por todo o mundo, tornando-se um fenómeno de bem-estar mundial. De tal forma, que são já os médicos a receitar este medicamento. Na Escócia, um projecto implementado em 2018, em Shetland, numa parceria entre o serviço nacional de saúde local e a Real Sociedade para a Protecção das Aves escocesa, permitia que os médicos de família “prescrevessem” a natureza como parte do tratamento dos seus doentes.

Mas os benefícios não ficam por aqui, segundo um estudo recente, publicado no ano passado no International Journal of Mental Health and Addiction, a Forest Therapy pode ser também eficaz na redução dos sintomas de saúde mental a curto prazo, sobretudo o stress e a ansiedade.

De acordo com a referida investigação, uma revisão sistemática e meta-análise que avaliou o impacto desta terapia na saúde mental, recorrendo a 20 estudos realizados na Ásia e na Europa com mais de duas mil pessoas, a Forest Therapy é eficaz no combate à depressão, ansiedade e stress.

Maria do Carmo Stilwell, formadora de Guias de Forest Therapy e fundadora da Renature, que trabalha em 14 florestas, bosques e parques naturais refere «são vários os estudos que confirmam o impacto da Forest Therapy na nossa saúde e bem-estar. A ciência já demonstrou que o ambiente da floresta pode diminuir a pressão arterial, a frequência cardíaca, os níveis da hormona do stress, ansiedade, depressão, raiva, fadiga e confusão».

A Renature é a primeira empresa em Portugal a trazer para o mercado os comprovados benefícios de Forest Therapy. Inspirada na prática Japonesa de Shinrin-Yoku. Os escritórios da empresa são a própria natureza e em Portugal trabalham em 14 florestas, bosques e parques naturais como o Parque Natural de Sintra-Cascais, Monsanto, Boomland, a Mata Nacional do Buçaco, o Parque Natural da Arrábida, o Parque Natural da Serra da Estrela, o Parque Natural Peneda-Gerês, a Serra do Caramulo, a Serra da Lousã ou o Parque Natural Montesinho.

Programas Renature For Your Company
Para além de programas individuais, para grupos de amigos ou família, a Renature também criou, a pensar exclusivamente nas empresas, programas que ajudam os gestores a manterem as suas equipas alinhadas neste novo normal. Para os líderes de empresas que acreditam que o contato com a natureza pode ajudar as equipas a ficarem mais alinhadas, focadas e equilibradas para enfrentar os desafios do mundo corporativo, a Renature desenvolveu programas que «permitem melhorar e aumentar a qualidade, a eficiência, criatividade e produtividade no trabalho», garantem. Programas com nomes e temáticas como Stirring Inspirations, Expanded Clarity e Circle of Wisdom, entre outros, formam as quase 12 soluções que a Renature criou e sobre as quais detêm exclusividade.

Ler Mais