«Continuamos a procurar pessoas de excelente carácter para se juntarem a nós», revela Hélder Marinho Ferreira, CEO da Fitness UP
O Fitness UP surgiu com o intuito de ser uma versão fitness do mundo “Walt Disney”. Oferecendo serviços de Personal Trainer, nutrição, massagens e fisioterapia, o Fitness UP é hoje muito mais do que um clube de ginástica. Como refere em entrevista Hélder Marinho Ferreira, CEO da rede de ginásios , «a Tribo UP surge enquanto comunidade e movimento social».
Por Sandra M. Pinto
Com a pandemia no início de 2020, o Fitness UP tornou-se criativo. Lançou o maior ginásio online do país, a UPTV, um serviço com aulas online, e uma linha de apoio ao treino e à nutrição. Devido a esta estratégia, o Fitness UP pode hoje continuar a crescer cimentando a sua posição no sector.
Quando surgiu o Fitness UP e o que esteve na base do seu nascimento?
O Fitness UP nasceu em Vila Nova de Famalicão, em 2012, com a abertura do primeiro clube. Rapidamente, movido pela energia da equipa que me rodeava, o sonho cresceu e passou de sermos apenas mais uma cadeia de ginásios em Portugal para sermos a maior, mais eficiente e mais cool marca do sector.
Na génese do nascimento do Fitness UP, está a missão de querermos tornar acessível a todos o fitness de alta qualidade. E hoje, nove anos passados, continuamos a ser movidos pelo mesmo sonho, com a certeza de que estamos cada vez mais perto de o alcançar.
Quantos clubes têm hoje?
Neste momento disponibilizamos em gestão própria 24 clubes no grupo Fitness UP.
Além disso, temos mais seis clubes catualmente em fase construção, com inscrições já abertas em pré-vendas e iniciaremos em breve, a obra de mais cinco clubes.
Prevemos disponibilizar aos nossos associados 30 clubes até final deste ano e continuar a expansão a um ritmo acelerado durante o ano de 2022.
Espalhados de norte a sul do país?
Sim. Neste momento podemos dizer que já estamos espalhados praticamente por todo o país. Fizemos a nossa entrada no centro em 2018, com a abertura do Fitness UP Viseu e, agora em 2021, entramos no Sul com a abertura do Fitness UP Setúbal, em abril. As próximas aberturas irão acontecer essencialmente na Grande Lisboa.
O que diferencia estes clubes de outros similares?
A proposta de valor de valor é diferenciadora pois apostamos imenso na formação dos nossos profissionais e ainda aliamos no modelo de negócio as melhores localizações ao melhor preço. Olhamos para este negócio não como uma simples rede de ginásios mas uma rede de pessoas que se identifica com os nossos valores e propósitos sociais.
Somos o antídoto contra os ginásios aborrecidos e esforçamo-nos por levar essa máxima a todo o lado: desde a decoração, que podemos classificar como disruptiva, ao staff, que está imbuído de uma cultura muito forte, sem esquecer toda a atmosfera dos clubes, onde se vive um espírito de comunidade, assim como as localizações dos nossos clubes, já que procuramos sempre espaços incríveis, como nós!
De que forma a pandemia afetou a vossa actividade?
A pandemia afetou o nosso volume de facturação, tendo sofrido uma quebra na ordem dos 20%. Na realidade a quebra no volume de negócios foi o que menos me preocupou porque sei que mais cedo ou mais tarde tinha as pessoas certas ao meu lado para o recuperar . No entanto, a pandemia trouxe consigo um grande desafio para equipas como a nossa, pois afastou-nos dos clientes e uns dos outros, destabilizando aquilo que temos de mais forte, a nossa cultura. Esse tem sido o meu principal enfoque, garantir a estabilidade dos nossos Recursos Humanos e proteger a mística que nos trouxe até aqui.
Neste momento, quantos colaboradores têm?
Neste momento contamos com uma equipa de cerca de 1100 colaboradores, que espero todos felizes pois são eles que fazem o Fitness UP. A perspectiva é que até final do ano seremos um grupo de mais de 1500 elementos a criar valor aos nossos clientes.
De que maneira adaptaram essa quantidade à pandemia? Conseguiram não dispensar ninguém?
Felizmente estamos numa empresa com um rigor orçamental muito alto e ao longo de vários anos o que nos permitiu mesmo depois de dois lockdowns, manter todos os postos de trabalho.
Perante a pandemia de que forma se reinventaram?
Durante os dois períodos de confinamento que enfrentamos até ao momento, adaptamos a nossa estratégia ao digital.
Assim, continuamos a servir os nossos clientes através da UPtv – uma plataforma de ginásio online onde compilamos todos os serviços que fornecemos nos nossos espaços físicos: desde aulas em directo, a receitas de nutrição, dicas de treino, conteúdos de lifestyle, um pouco de tudo o que se pode encontrar nos nossos clubes.
Podemos falar em teletrabalho dos vossos colaboradores?
Durante os períodos de lockdown tivemos inúmeros elementos da equipa em teletrabalho, hoje esse numero é muito mais reduzido face às características da nossa actividade,. No entanto, algumas funções administrativas que se justifique poderão não voltar a fazer trabalho presencial.
Isso permitiu-vos manter a faturação ou houve diminuição?
Estamos num sector que seria muito difícil não ter impacto na faturação, mas não tenho dúvidas que a recuperação será rápida.
Continuam a ter projetos de expansão?
Sim! Este ano já conseguimos abrir dois clubes (o Fitness UP Setúbal em Abril e o Fitness UP Póvoa de Varzim em Maio) e temos já mais seis clubes em construção, com inscrições já abertas, estando ainda a preparar a obra de mais cinco clubes.
Quer isso dizer que vão continuar a contratar?
Sim. Continuamos a procurar pessoas de excelente carácter para se juntarem a nós. Ainda este ano prevemos identificar mais 400 elementos para se juntarem a esta missão.
Que características procuram nos vossos colaboradores?
Temos uma equipa altamente qualificada e primamos por isso.
Queremos continuar nesse caminho, pelo que continuamos a fornecer a todos os nossos colaboradores formação contínua ao integrarem as nossas equipas. Recrutamos carácter, formamos habilidades.
Procuramos mais soft skills e menos hard skills no sentido em que queremos que, tanto nós como os nossos sócios, estejam rodeados de ‘boas pessoas’, pessoas que se importam, bem dispostas, alegres e de bem com a vida.
Só assim faz sentido pertencer à Tribo UP.
Ao fim destes anos como define o Fitness UP?
O Fitness UP são as pessoas que nos escolhem porque partilham os nossos valores e vivem a nossa missão.
É a Tribo UP enquanto comunidade e movimento social.
Olhando para o futuro quais os vossos principais objectivos?
O principal objectivo é apenas um, chegar a cada vez mais pessoas com o nosso conceito de fitness de alta qualidade a preços que seja possível todos pagarem. Quanto mais pessoas juntarmos neste movimento maior será o impacto das causas que defendemos.